Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O diretório Municipal do PSDB de Porto Nacional reunido com seus membros hipotecou nesta sexta-feira, 30, apoio ao senador Vicentinho Alves (PR) para eventual candidatura ao Governo do Estado na eleição suplementar marcada para o dia 3 de junho, caso o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), seja impedido de concorrer baseado no Artigo 14, parágrafo 6º, da Constituição Federal que diz: “Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito”.

A possibilidade vem sendo debatida e juristas especializados em direito eleitoral tem opiniões divergentes quanto ao prazo de desincompatibilização dos gestores executivos, sendo que, há os que defendem que, tratando-se a eleição de um caso de excepcionalidade, o prazo de 6 meses fica mitigado.

Estavam presentes na reunião o presidente do PSDB de Porto Nacional, Flávio Macedo, o ex-prefeito Otoniel Andrade, os vereadores Joaquim Luzimangues, Adael Oliveira, Miúdo, Argemiro e demais lideranças.

O presidente Flavio Macedo destacou que foi unânime o apoio de todos os membros e que será enviado o registro ao Diretório Nacional do PSDB a respeito da decisão. “Temos ligação de amizade e política com o senador Vicentinho Alves há mais de 20 anos”, afirmou.

O senador finalizou a reunião agradecendo o apoio, mas pediu para que todos aguardassem a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Sendo liberada a candidatura do prefeito Ronaldo Dimas, iremos dar total apoio a ele, caso não seja liberada, iremos lançar a nossa pré-candidatura ao governo”, afirmou o senador Vicentinho Alves.

PSDB Regional

O presidente regional do PSDB Tocantins, senador Ataídes Oliveira, vinha rodando todas as regiões do Estado trabalhando sua pré-candidatura ao Governo do Estado nas eleições de outubro e, depois da cassação do governador Marcelo Miranda (MDB) e sua vice, Claudia Lelis (PV), também já colocou o seu nome como pré-candidato ao Governo do Estado na eleição suplementar.