Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cirurgião-dentista Juliano do Vale continuará na presidência do Conselho Federal de Odontologia (CFO) por mais três anos. Nesta quinta-feira, dia 5, ele registrou a chapa para a renovação do quadro diretivo da entidade máxima da odontologia no Brasil. O pleito, marcado para 4 de junho, terá chapa única, encabeçada por Juliano do Vale, mineiro de Tupaciguara e que vive no Tocantins, então norte de Goiás, há 41 anos. O novo mandato começa no dia 8 de dezembro de 2018 a 7 de dezembro de 2021. “Ao conseguir unir forças e aglutinar um número tão  expressivo de apoio dos conselhos regionais e demais entidades, a ponto de termos uma única chapa concorrendo nesta eleição, fica claro que estamos no caminho certo”, afirmou Vale.

A renovação dos componentes da diretoria será uma das marcas da próxima gestão. Dos 18 conselheiros federais, 13 deles ingressam na entidade. “É uma das maiores renovações da história do CFO. A renovação mostra que cada vez mais os dentistas estão sendo representados, com a diversificação dos dirigentes”, disse. “Estamos trabalhando com muita responsabilidade e transparência, focado no melhor para a odontologia e para todos os profissionais, sempre em parceria com os conselhos regionais, as associações e sindicatos da nossa classe”, complementou.

Ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) por três mandatos, Juliano do Vale exerce o cargo de presidente do CFO desde julho de 2016. Desde então, implementou mudanças na gestão, com foco na parceria e ação conjunta perante os conselhos regionais e iniciativas voltadas à valorização e fortalecimento da odontologia no país.

A mudança definitiva da sede do CFO para Brasília, em edifício próprio de aproximadamente 5 mil metros quadrados é uma das conquistas da gestão atual. “Enfrentamos momentos difíceis para realizar a mudança e a transformação do CFO e sei que muitos outros virão, mas estamos preparados agora para seguirmos em frente e promover o grande crescimento na representatividade que a classe odontológica merece”, declarou.

Além de medidas administrativas que resultaram na redução de gastos e melhoria da prestação dos serviços do CFO, a gestão atual se mobilizou por várias frentes de atuação. Com apoio da atual diretoria e dos conselhos regionais, Juliano do Vale também intensificou junto às autoridades do Executivo para que seja obrigatória a presença de cirurgiões-dentistas em hospitais, para que a população tenha acesso integral a tratamento e atendimento de saúde.  

Outra iniciativa importante foi a criação da Frente Parlamentar da Odontologia, no Congresso Nacional, fundamental para ampliar a representatividade e defesa do setor e de seus profissionais nas discussões sobre leis no Parlamento brasileiro.

O CFO também mantém acompanhamento permanente da aplicação de R$ 344,3 milhões anunciados pelo governo federal em benefício da saúde bucal do país. Anunciada pelo presidente Michel Temer em 2017, a verba se destina à compra de 10 mil cadeiras odontológicas e 17 unidades odontológicas móveis (UOMs) e custeio de 2.299 equipes de saúde bucal e 34 equipes de UOMs, beneficiando 104 milhões de pessoas através do Programa de Atenção à Saúde Bucal. Convidado pelo presidente da República, Juliano do Vale participou da cerimônia e discursou no evento.