Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira O complexo esportivo ofertará dez modalidades esportivas, além de aulas de teatro e dança O complexo esportivo ofertará dez modalidades esportivas, além de aulas de teatro e dança

A Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso além de oferecer atendimento estudantil, passou a ofertar, neste mês de abril, aulas de teatro e dez modalidades esportivas. Mais de 100 vagas ainda estão disponíveis. Além dos estudantes, podem se inscrever, pais dos alunos, servidores da rede estadual, e pessoas da comunidade.

Inicialmente, foram disponibilizadas 600 vagas, mas segundo a diretora da unidade de ensino, Marisa Aparecida dos Santos, novas turmas foram criadas para atender à grande demanda da comunidade. “A procura tem sido grande, por isso estamos com mais 116 vagas, tanto para estudantes quanto para a população em geral. O nosso intuito é abrir a escola para que mais pessoas da comunidade sejam beneficiadas com toda a estrutura física que o complexo esportivo oferece”, enfatizou.

As novas vagas são para a formação de turmas de teatro, judô, handebol, futsal, basquete. As aulas de teatro (vespertino e noturno) serão ministradas pela renomada atriz tocantinense Marcélia Belém, graduada na área pela Universidade de Brasília (UNB) e que integrou, por mais de 25 anos a companhia teatral do Tocantins, Chama Viva. As turmas de natação, hidroginástica, xadrez, tênis de mesa, voleibol, futebol society já estão fechadas.

Para se inscrever, os interessados precisam ir à unidade de ensino, acompanhados de pais ou responsáveis, munidos dos documentos pessoais. A escola está localizada na quadra 401 Sul, Av. NS 1, próximo à Havan. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas.

Estrutura

A escola, que tem capacidade para atender 840 estudantes em tempo integral, foi inaugurada no mês de março pelo governador Marcelo Miranda e conta 10.500 m² de área construída. Só o complexo esportivo tem duas quadras poliesportivas cobertas, com arquibancadas e palco, piscina semiolímpica com seis raias e arquibancadas e outras dependências como: sala de artes marciais, sala de dança, sala de coral, sanitário com vestiários, primeiros socorros, depósito de educação física e consultório odontológico. O prédio conta com auditório para 442 pessoas com camarins, sanitários, palco, foyer e hall.

“O objetivo do Governo do Estado é abrir as portas da escola para a comunidade. Além da grandiosa e adequada estrutura física, na qual foram investidos R$ 12.409.211,26, em recursos federais e do tesouro estadual, essa unidade de ensino conta com um quadro de profissionais capacitados e motivados. A inauguração dessa escola foi um sonho que tornou-se real e nosso anseio é que essa estrutura seja utilizada pelos alunos da escola e da rede estadual, mas também pelos pais, servidores, estudantes de outras redes e  pela população em geral, por meio da participação em inúmeros projetos e ações como as do complexo esportivo”, enfatizou a secretária da Educação Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim.

Balé Popular do Tocantins

A escola possui ainda um polo do Balé Popular do Tocantins, com atendimento para cerca de 150 estudantes de todas as redes de ensino, nas modalidades de dança: balé contemporâneo, jazz, danças urbanas e balé clássico. As audições foram realizadas no mês de março, e as matrículas estão sendo feitas até o dia 16. Após este período, serão convocados os alunos da lista de suplentes.

O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa do Governo do Estado que oferece aulas de dança gratuitas a estudantes de Palmas. Além do novo polo, outras quatro escolas têm turmas formadas: Colégio da Polícia Militar de Palmas, Colégio Estadual Vila União de Tempo Integral e Colégio Rachel de Queiroz. A meta da Seduc neste ano é atender cerca de 400 estudantes.