Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Moradores do setor Vila Azul II, em Araguaína, receberão equipes da BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto, nessa terça-feira (17) para trabalho de informação sobre a Tarifa Social, benefício em atenção ao cliente de baixa renda e a aposentados e pensionistas portadores de doenças crônicas, que confere desconto de 69% no valor da tarifa básica, aquela em que a faixa de consumo é de até 10 mil litros de água. Com o desconto aplicado ao atual valor desse tipo de fatura, os clientes passam a pagar R$ 13,11 pelos serviços de água e esgoto. A equipe da BRK Ambiental iniciará os trabalhos a partir das 18h.

As equipes estarão nas ruas do setor com carro de som e abordagem de porta em porta, falando sobre os critérios e as formas para se cadastrar na Tarifa Social. A gerente operacional da BRK Ambiental, Sandra Leal, destaca a importância da ação. “Muitos clientes são elegíveis para este benefício e podem ter um desconto importante, que ajuda na economia familiar. O intuito da ação é descobrir e informar este público da empresa”, explica.

Para serem contemplados por esse serviço os moradores precisam estar cadastrados na categoria residencial junto à concessionária e suas residências devem se enquadrar no padrão baixo de construção, quando a área construída é de até 100 m². Além disso, a renda familiar mensal deve ser igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente, comprovada através de contra cheque, carteira de trabalho ou declaração de renda.

Os aposentados e pensionistas portadores de doenças crônicas também têm acesso ao serviço cumprindo os mesmos requisitos relacionados à residência, ao cadastro na empresa e à comprovação de renda. Os beneficiados, nesse caso, não podem possuir renda familiar superior a dois salários mínimos e meio mensais e as doenças crônicas precisam ser comprovadas por laudo expedido por um médico.

Com todos os comprovantes feitos, o morador poderá entrar em contato com a concessionária pelo 0800 6440 195 ou pelo atendimento presencial solicitando a participação nesse tipo de serviço. A BRK Ambiental, então, fará uma visita à residência para avaliação e realização do cadastro do cliente.

Marilene Barbosa da Silva, de 38 anos, é uma dessas clientes cadastradas. Moradora do Setor Vila Azul em Araguaína, Marilene é contemplada pela Tarifa Social há 7 anos. A cliente mora com o filho e o marido e ressalta os benefícios do serviço “me ajudou muito. Meu marido tem um problema de saúde que acaba trazendo muitos gastos com remédios e esse benefício nos ajuda a economizar”, conta.

No Tocantins, cerca de 130 mil habitantes usufruem da Tarifa Social. Para mais informações o cliente pode entrar em contato com a empresa por meio dos seus canais de atendimento: o site da BRK Ambiental, pelo telefone 0800 6440 195, além dos atendimentos via redes sociais.

Cronograma

O trabalho de divulgação da Tarifa Social será levado a diversos bairros de Araguaína. O trabalho foi realizado no setor Vila Azul I no dia 16 de março. Veja o cronograma das próximas ações abaixo:

24/04 – Setor Costa Esmeralda IV

08/05 – Setor Costa Esmeralda I

15/05 – Setor Construindo Sonhos

16/05 – Setor Costa Esmeralda II

24/05 – Setor Costa Esmeralda III