Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O jornalista Penaforte Dias lança, no próximo dia 25 de abril de 2018,  o livro “Feche os Olhos”,pela editora Áquila. O evento será no Espaço Varanda da Fecomércio, as 19h30. Em fase de pré-venda, desde 28 de março, já foram vendidos cerca de 200 exemplares, mesmo antes de estar disponível nas livrarias.

O romance, dividido em três partes, é a primeira obra do autor, que traz personagens vivendo situações limite, problemas emocionais como medo, vergonha, angústias e por isso, chamando à reflexão, destacando a importância do autoconhecimento para uma vida mais tranquila.

São 148 paginas em que o autor usa uma linguagem popular para retratar a personagem principal, Ravel, tentando entender o que se passa com a vida dela, descobrindo caminhos alternativos como terapias ancestrais que vem da floresta. Neste aspecto, faz um passeio pelo subjetivismo da alma humana.

“A obra traz questionamentos que surgem na vida de todo ser humano, onde quer que ele esteja. Cada um de nós tem um lado bom, mas, também, um sombrio. Temos dores em comum. No próprio titulo já faço uma provocação, de forma imperativa: Feche os olhos. Quero dizer que fechando os olhos, você pode se conhecer melhor, voltar-se para dentro”, explica Penaforte. Espero que este trabalho tenha boa aceitação entre o público leitor e sirva para o autoconhecimento, um processo difícil, que eu definiria como “engolir brasas acesas”, enfatiza.

Um outro diferencial do livro e, bastante interessante, é que inclui letras de músicas, ouvidas e usadas como terapia pelas personagens.

Ele acrescenta que a escrita foi feita de forma a atingir pessoas que não tem o hábito da leitura regular. E convida você leitor a vir conhecer um pouco sobre você mesmo. Feche os olhos, embarque nessa história porque “Há coisas que ninguém sabe. Há coisas que ninguém deve saber, há coisas que todos sabem, menos você.”

Sobre o autor

Penaforte Dias nasceu em Simplício Medes, Piaui, em 1961. É jornalista e roteirista. Desde 1991 mora em Palmas, Tocantins, onde trabalha como repórter da Assembleia Legislativa do Estado. Também escreve regularmente matéria turísticas para diversos veículos de comunicação.