Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro

A primeira etapa regional da 28ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, e da 5ª edição dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets) será realizada em Araguaína, de 2 a 6 de maio, com a participação de aproximadamente 800 alunos atletas das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação de Araguaína, vencedores das fases municipais do evento. A solenidade de abertura dos Jets ocorrerá nesta quinta-feira, 3, no ginásio do Sesc, às 18h30. 

Conforme calendário divulgado pela Gerência de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), ainda em maio serão disputadas as etapas regionais de Paraíso, Guaraí, Colinas, Gurupi, Arraias e Palmas, sede da categoria de 15 a 17 anos. Para junho estão programadas as regionais de Pedro Afonso, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Dianópolis, Araguatins, Tocantinópolis e Palmas, com municípios do interior e sede da categoria 12 a 14 anos. 

As modalidades coletivas em disputa são basquete, handebol, futsal e voleibol. Já nas individuais, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e bocha paralímpica. 

Tradicionais no Estado, os Jets são a maior competição escolar do Tocantins. Em 2017, contou com a participação de aproximadamente 20 mil estudantes de 407 unidades escolares, sendo 19.548 alunos nos Jets e 147 nos Parajets. Foram 421 professores de 131 municípios tocantinenses envolvidos no evento. 

Segundo a gerente de Desporto Educacional da Seduc, Ana Paula Ribeiro de Almeida, para este ano, a expectativa é superar o número de alunos envolvidos. “A prática esportiva tem ultrapassado o limite do bem-estar físico, alcançando também o nível educacional. Os Jets e os Parajets são um evento de excelência, executado pela Seduc há 28 anos, melhorando a cada edição”, destacou. 

Etapas estaduais

Os campeões das fases regionais classificam-se para as etapas estaduais, disputadas em Palmas. De acordo com o cronograma da Seduc, as modalidades coletivas da categoria 12 a 14 anos e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), 12 a 17 anos, serão realizados de 20 a 24 de junho. A etapa estadual dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, está programada para acontecer entre 26 e 30 de junho. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas de 18 a 21 de outubro. 

Finais

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase Nacional, com as modalidades coletivas e individuais, acontecerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.