Criado com a finalidade de conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira, o Feirão do Imposto chega a sua terceira edição em Araguaína. Organizado pela Aciara Jovem, braço de jovens empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, e Centro Universitário ITPAC - UNITPAC, o feirão já tem data para acontecer: dia 18 de maio, a partir das 8 horas, no UNITPAC.
“Nós lutamos para que os impostos sejam usados para seu objetivo, que é o de retornar à população em forma de obras e serviços públicos de qualidade. Porém, devido à ineficiência, falta de planejamento, burocracia e a corrupção, o que temos são obras e serviços públicos mais caros, com atrasos e de péssima qualidade”, explicou o diretor de Integração na Aciara Jovem, Diego Acácio.
Peso dos tributos
Hoje um brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano para pagar tributos, segundo informação da Aciara. Aos 72 anos de idade, 32 deles foram só para pagar impostos.
Artigos de perfumaria, por exemplo, tem uma carga tributária tão alta que, sem imposto, daria para comprar quatro produtos ao invés de um. É o caso do batom: dos R$ 49,90 do preço, R$ 34,70 é só de impostos, quase 70% do valor do produto.
O feirão será composto de estandes, onde centenas de produtos consumidos no dia a dia serão exibidos com os valores de varejo e a quantidade de impostos embutida em cada um.
Conaje
O Feirão do Imposto é uma ação nacional de iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e acontece em centenas de cidades brasileiras sempre no mês de maio.
A ação começou em 2002, em Santa Catarina, com o propósito de mostrar, de forma simplificada, o impacto dos impostos no bolso dos consumidores. Em 2012, a campanha ganhou o reforço da Lei do Imposto na Nota, que determina que os estabelecimentos informem, nos documentos fiscais, o valor aproximado dos impostos pagos.