Campo

Foto: Delfino Miranda

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) prorrogou o prazo para o recadastramento das propriedades rurais, que encerraria no dia 9 de maio, para o dia 29 de junho, conforme Instrução Normativa nº 02, publicada no Diário Oficial do Estado de 26 de abril. O recadastramento é obrigatório e poderá ser realizado no município de origem da propriedade rural ou na unidade local mais próxima do domicílio do produtor. O Tocantins conta com 98.972 propriedades rurais.

Para efetuar o recadastramento, o produtor deve procurar a Agência, munido da documentação pessoal e do imóvel. A relação da documentação necessária está disponível nos escritórios da Adapec ou pelo site www.adapec.to.gov.br. Para obter mais informações, o produtor também pode ligar no 0800 63 11 22. Quem deixar de realizar o recadastramento terá a ficha bloqueada para movimentação de qualquer espécie animal, até a regularização dos dados.

Em casos de cadastro de novos imóveis, a Adapec fará uma visita à propriedade solicitante, para checar a veracidade das informações prestadas. Todos os imóveis rurais, independente de ter criação ou produção agrícola, deverão ter cadastro. A medida, que teve início no dia 10 de janeiro, é um dos requisitos previstos no plano estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para retirada da vacinação contra febre aftosa, e possibilitará a atualização cadastral do Sistema Informatizado da Agência.