Estado

Foto: Divulgação Com ações em mais 12 escolas, em Palmas, o projeto conclui sua primeira fase Com ações em mais 12 escolas, em Palmas, o projeto conclui sua primeira fase

O projeto Agentes da Democracia: formação de eleitores e políticos do futuro, ação da Justiça Eleitoral do Tocantins e desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), chega às escolas da Capital nesta sexta-feira, 4. Após percorrer 56 escolas do interior Estado, o projeto contou com a participação de aproximadamente 11 mil alunos. Com ações em mais 12 escolas, em Palmas, o projeto conclui sua primeira fase.

O Agentes da Democracia vem levando informação de forma interativa para os jovens eleitores, com palestras sobre “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com o poder vem grandes responsabilidades”. Além disso, a ação busca despertar no jovem consciência cívica, utilizando de um jogo de tabuleiro, além de votação simulada e, o alistamento eleitoral, com a participação da equipe dos cartórios eleitorais, que realizam um atendimento especial para os estudantes.

Dando início ao projeto nas escolas de Palmas, a corregedora regional eleitoral e diretora da EJE/TO, desembargadora Ângela Prudente, e a equipe de servidores da EJE/TO, iniciaram as ações do projeto no Colégio Professora Elizangela Gloria Cardoso, às 9h30 desta sexta-feira. Às 15h15 a equipe passará pelo Centro de Ensino Médio Tiradentes.

Na próxima segunda-feira, 7, a equipe visitará o Centro de Ensino Médio de Taquaralto e Centro de Ensino Médio Castro Alves, às 9h30, e às 15h a Escola Estadual Setor Sul e a Escola Estadual Novo Horizonte. Na terça-feira, 8, a Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros recebe as ações do projeto, às 9h, o Colégio Estadual Beira Rio, às 9h30 e às 15h será a vez do Colégio da Policia Militar do Estado do Tocantins e Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz. Na quarta-feira, 9, o projeto chega até o Colégio Estadual Duque de Caxias às 9h e ao Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday às 10h.

Panfletagem

Para incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos para participarem pela primeira vez do processo eleitoral, a equipe da EJE/TO visitou 18 escolas da capital, nessa última quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3, alcançando 9.706 alunos. O prazo para essa turma fazer o título de eleitor encerra no dia 9 de maio.