Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Em 2017, no Município foram notificados 31 casos da doença, sendo 19 confirmados e 12 descartados

Em 2017, no Município foram notificados 31 casos da doença, sendo 19 confirmados e 12 descartados Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Em 2017, no Município foram notificados 31 casos da doença, sendo 19 confirmados e 12 descartados Em 2017, no Município foram notificados 31 casos da doença, sendo 19 confirmados e 12 descartados

Equipes da Secretaria da Saúde de Araguaína levarão mais conscientização sobre sinais e sintomas da meningite com palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O ciclo de palestras tem início na próxima segunda-feira, 7, às 8 horas, na UBS Palmeiras do Norte.  
 
A ação começou ainda no mês de abril, quando os profissionais da Saúde participaram de um Web Seminário, realizado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), com palestras sobre o calendário de vacinação pública e privada e Vigilância laboratorial de meningites bacterianas.
 
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal das Meningites, Iray Lopes, A vacina de Meningocócica C (conjugada), protege os adolescentes e amplia o efeito protetor, com a proteção indireta das pessoas não vacinadas, em decorrência da diminuição da circulação do vírus. “Por isso a importância de tirar as dúvidas da comunidade e falar da importância da vacinação”.
 
Doença

A meningite é uma doença que inflama as meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. 

A bacteriana é causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos, é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. Quando causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges, infecção generalizada e requer bastante cuidado pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a danos no cérebro mais grave deixando sequelas.

Dados da Doença

Em 2017, no Município foram notificados 31 casos da doença, sendo 19 confirmados e 12 descartados. Neste ano, até o mês de abril, oito casos já foram notificados sendo cinco confirmados e três descartados.