Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Mulher trans foi a primeira baiana a colocar o nome social no título

Mulher trans foi a primeira baiana a colocar o nome social no título Foto: Divulgação/TRE-BA

Foto: Divulgação/TRE-BA Mulher trans foi a primeira baiana a colocar o nome social no título Mulher trans foi a primeira baiana a colocar o nome social no título

Termina na próxima quarta-feira, 9, o prazo para as pessoas transexuais e travestis pedirem o uso do nome social, no título de eleitor, para as eleições deste ano. O serviço é feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado.

O nome social é utilizado por pessoas cujo nome civil não condiz com a forma como se identifica. Assim, a mudança nos tribunais eleitorais permite a inclusão do nome social no título, no caderno de votação e em todo o cadastro eleitoral.

A alteração  permite ao mesário abordar os cidadãos respeitando a forma como cada um se identifica.

Para pedir a inclusão do nome social e a atualização da identidade de gênero, a pessoa deve procurar um cartório ou posto de atendimento que atenda a zona eleitoral.

É preciso ter em mãos um documento de identificação, com foto. Somente com as mudanças dentro do prazo será possível votar nas eleições de outubro com o nome social atualizado.

Nove de maio também é o prazo para alterações de dados cadastrais, mudança de domicílio eleitoral e para retirar o primeiro título de eleitor.

Apenas  com a atualização será permitido votar nas eleições deste ano. Quem tem deficiência ou mobilidade reduzida tem também até esta quarta para pedir a mudança a uma zona eleitoral com acessibilidade.

Quem perder o prazo só poderá fazer as mudanças depois das eleições, que devem valer somente para o pleito de 2020.