Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vitor Chaves Durante a atividade foi refletida a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais Durante a atividade foi refletida a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

O bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo, promoveu na manhã desta terça-feira, 8, um encontro de integração com os profissionais de comunicação social de Araguaína. A atividade reuniu jornalistas, publicitários, assessores e cinegrafistas para um momento de diálogo e confraternização.

Dom Giovane explica que o evento foi realizado em comemoração ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Todos os anos a Igreja celebra essa data no dia da ascensão do Senhor, este ano no dia 18 de maio. É um momento para refletirmos sobre importância do papel da comunicação para a sociedade”, explicou.

Durante a atividade, foi entregue uma cópia da mensagem do Papa Francisco para a data comemorativa. O texto, apresentado pelo pontífice no Vaticano, no dia 24 de janeiro - em memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, traz o tema: “A verdade vos tornará livres. Fake news e jornalismo de paz”.

O assunto foi discutido entre os participantes e enfatizado pelo bispo. “O Papa Francisco, em sua mensagem para esta data, nos fala que a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Esperamos que os profissionais da área atuem na promoção o jornalismo da paz e no combate a toda forma de falsidade”, declarou.

Para a jornalista Joselita Matos, a realização da atividade revela a importância que a Igreja Católica dá aos meios de comunicação. “Principalmente nesse ano de eleições, que infelizmente nós vemos situações que retratam a divulgação de fake news”, comentou. “O princípio ético do jornalista é divulgar a verdade e a Igreja Católica também tem esse princípio de divulgar a verdade”, frisou.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é uma celebração mundial, estabelecida pelo Concílio Vaticano II. Tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação.