Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Sede do Detran no estado; provas práticas suspensas há mais de 60 dias

Sede do Detran no estado; provas práticas suspensas há mais de 60 dias Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Sede do Detran no estado; provas práticas suspensas há mais de 60 dias Sede do Detran no estado; provas práticas suspensas há mais de 60 dias

Se já não bastasse o problema com a emissão de carteiras de habilitação por conta de falta de pagamento à gráfica responsável pela impressão dos documentos, o Detran no Tocantins tem agora mais um imbróglio para a conta. As provas práticas para obtenção, renovação ou mudança de categoria de CNH também estão suspensas no interior do Estado.

De acordo com informações recebidas pelo Conexão Tocantins as provas práticas estariam suspensas há mais de sessenta dias em todo o interior do estado, sendo realizadas apenas na capital.

Por telefone conversamos com os responsáveis e funcionários de autoescolas no interior para checar a informação. O empresário Carlos Henrique Sousa, proprietário de uma autoescola em Pedro Afonso, disse que por lá os alunos não fazem o teste prático de direção há mais de dois meses e que a suspensão está causando prejuízos à empresa. “Os alunos se preparam para fazer a prova em uma determinada data e chega no dia a prova não é realizada, então muitos deles estão se negando também a fazer o pagamento porque não há previsão de quando as provas vão ser retomadas”, informou Sousa.

Já em Augustinópolis no Bico do Papagaio, a funcionária de uma autoescola também confirmou a suspensão de realização das provas de volante. “Os alunos faziam a prova aqui mesmo na cidade, mas com a suspensão muitos deles estão sendo prejudicados”, disse.

Resposta

Por nota o Detran respondeu ao Conexão Tocantins e atribuiu a culpa aos débitos deixados pela gestão anterior do órgão. De acordo com a assessoria os débitos chegam a R$ 9.020.785,38.

O órgão informou ainda que está desenvolvendo um cronograma que prevê o retorno gradativo das provas no interior do Estado a partir da semana que vem.

Confira abaixo a nota do Detran na íntegra.

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa que em função de débitos deixados pela gestão anterior, no valor total de R$ 9.020.785, 38, algumas ações desenvolvidas pelo órgão, como a  realização de provas práticas e teóricas para novos motoristas, no interior do Estado, acabou sendo afetada ou até mesmo encontradas suspensas.

O Detran/To ressalta que a atual gestão está trabalhando com uma reprogramação, por meio de um cronograma, que prevê  o retorno gradativo da realização de provas nos municípios do interior a partir da próxima semana. Todo o trabalho tem sido feito para que o cidadão tenha o direito de acesso aos serviços do Detran garantido.