Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Integrantes da comitiva tocantinense na Aquishow

Integrantes da comitiva tocantinense na Aquishow Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Integrantes da comitiva tocantinense na Aquishow Integrantes da comitiva tocantinense na Aquishow

A presença do Tocantins na principal feira da piscicultura do Brasil, a Aquishow 2018, em Santa Fé do Sul (SP), foi avaliada pelos empresários do segmento como a mais exitosa das missões empresarias já realizada pelo Tocantins para a piscicultura. A estrutura montada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresários, aliada a liberação da produção da tilápia, já em processo final de aprovação, posicionou o Tocantins em escala nacional, que pode ser percebido por meio do interesse de diversas empresas em investir no Estado.

A Aquabel, maior empresa produtora de alevinos de tilápia do Brasil, já se posicionou estrategicamente no Tocantins em parceria com produtores locais, e na Aquishow anunciou que vai investir R$ 7 milhões em uma unidade própria de melhoria genética e alevinagem, em região próxima a Palmas. Conforme o diretor executivo da Aquabel América Latina, Ricardo Neukirchner, o Tocantins vai mudar o patamar industrial da piscicultura com a liberação da tilápia, já que outras empresas já sinalizam de forma positiva para investir pesado no Tocantins. Estes novos investimentos superariam facilmente nos primeiros anos os R$ 100 milhões, afirmou o diretor.

O Tocantins se posiciona fortemente como a nova fronteira da piscicultura no Brasil, e o sentimento geral dos empresários é que a tilápia vai transformar o Estado no novo eldorado da piscicultura nacional, pois a região reúne as melhores condições edafoclimáticas para a produção do pescado.

Potencialidades

A comitiva do Tocantins na Aquishow contou com diversos produtores, técnicos, consultores e empresários que realizaram negócios, se capacitaram e estabeleceram novos relacionamentos que vão proporcionar a melhoria técnica e comercial dos envolvidos.

Para a Seden, a Aquishow oportunizou divulgar as potencialidades e oportunidades presentes no Tocantins, bem como prospectar diversos empreendimentos da cadeia da piscicultura. Como resultado desta prospecção, mais de 10 empreendedores sinalizaram que ainda este semestre vão ao Tocantins conhecer de perto as oportunidades que existem para desenvolver a piscicultura no Estado.

Segundo o ex-chefe geral da Embrapa Aquicultura e Pesca do Tocantins, Carlos Magno, há três desafios que devem ser imediatamente superados pelo Estado para atingir um novo patamar no desenvolvimento da piscicultura: sensibilização da classe política de que a piscicultura deve ser priorizada; modernizar a legislação ambiental promovendo a simplificação, sendo autodeclaratória de responsabilidade do declarante, e por em prática os planos de desenvolvimento que já existem.