Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O governador interino e candidato ao Governo do Estado na eleição suplementar de 3 de junho, Mauro Carlesse (PHS), destacou na noite deste último sábado, 27, durante comício no município de Almas, sudeste do Estado, seu compromisso com a bandeira do municipalismo, para ver crescerem e se desenvolverem as 139 cidades do Tocantins. “Eu sempre tive esse sonho, que é o municipalismo, que é fazer com que os municípios tenham muito mais condições de ter mais participação nos recursos, melhorando a vida das pessoas”, destacou.

Carlesse explicou que desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa (cargo que lhe alçou ao Governo do Estado interinamente), vem buscando promover condições de crescimento para os municípios, a exemplo do embate com o Governo anterior para garantir que cada cidade tivesse direito a recursos de no mínimo R$ 1milhão para investimento em infraestrutura. A verba viria por meio de empréstimos, da ordem de R$ 600 milhões, pleiteados pelo Estado junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. As operações de crédito foram embargadas judicialmente por causa do período eleitoral.

“Os nossos adversários entraram na Justiça alegando que esse empréstimo era eleitoreiro, para me promover. E não era, é um empréstimo que estava sendo discutido há mais de ano. O povo todo está perdendo essa oportunidade de ter este recurso na sua cidade”, lamentou.

Apoios

Em Almas, Carlesse foi recebido pelos ex-prefeitos do município, Osmar Cintra e Leonardo Cintra, e por líderes políticos da região, como a prefeita de Natividade, Martinha, e a vice-prefeita de Dianópolis, Professora Francisca. Na oportunidade, Osmar Cintra destacou que o governador tem cumprido compromissos que outros políticos somente prometiam e que Carlesse fez mais pelo Tocantins em um mês do que todo o Governo anterior.

“A honestidade e a capacidade administrativa você não traz da faculdade, já tem no DNA. Dá para perceber que o Mauro Carlesse é uma pessoa assim, humilde, que já sentou dos dois lados da mesa: já viveu como pobre e vive agora como empresário. Tem capacidade administrativa, tem o cheiro do povo do Tocantins. É o que nós precisamos”, frisou. Ele pediu também que cada presente no comício leve a mensagem do “31” aos amigos e familiares. “Que saiam daqui conscientes de que o Carlesse vai ganhar essa eleição”, frisou.

Filho de Osmar, Leonardo Cintra, ex-presidente da ATM, destacou a alegria do município em receber o governador e candidato. “Almas te recebe de braços abertos. Hoje em dia, para juntar tanta gente em praça pública para ouvir política, só uma pessoa com muita eficiência, caráter e prestígio. É o que o Carlesse tem”, destacou.

Diante do público presente, Leonardo Cintra agradeceu o empenho de todos em eleger Carlesse. “Esse grupo, que é do bem, o grupo do povo, é um grupo de coragem. Temos coragem de colocar pessoas na rua, numa avenida, num sábado, 8h30 da noite. Nós temos coragem de fazer isso, eles não têm porque não têm o povo junto com eles”, disse Leonardo num recado aos adversários, com suas reuniões fechadas.

O comício em Almas fechou uma agenda iniciada ainda pela manhã com uma caminhada que reuniu milhares de pessoas em Araguaína. Ao longo do dia, o governador visitou as cidades de Pindorama, Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins.