Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Prefeitura de Araguaína deu início, desde o último sábado, 26, à execução de um plano de contingência para lidar com a restrição de combustíveis, ocasionada pelas manifestações dos caminhoneiros iniciadas no último dia 21. Alguns serviços serão suspensos ou parcialmente suspensos na cidade até que a situação se resolva e o abastecimento seja restabelecido.

O expediente administrativo da Prefeitura funcionará com horário reduzido, das 8 às 13 horas, à exceção da Secretaria Municipal da Fazenda, que continuará atendendo em expediente normal. Apenas os serviços externos, como fiscalizações e vistorias, que dependem de deslocamento veicular, serão efetuados em regime parcial, atendendo prioritariamente a processos com prazos judiciais.

Infraestrutura

Em virtude da falta do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o trabalho de pavimentação de vias, atualmente em execução nos setores Itapuã, Bairro São João e Araguaína Sul, foi substituído por implantação de calçadas e drenagem superficial (meio-fio).

O serviço de coleta de lixo funcionará parcialmente, atendendo apenas a pontos prioritários, como o Mercado Municipal, feiras livres e hospitais.  Será imprescindível a colaboração da comunidade no sentido de não colocar o lixo nas calçadas até que o serviço seja normalizado.

Saúde

Na sede da Secretaria Municipal da Saúde, no Centro de Fisioterapia, Central de Regulação, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), o atendimento ao público será das 8 às 13 horas.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento será das 7 às 13 horas. Os serviços de Atendimento Domiciliar (SAD), Hemodiálise e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) estarão suspensos.

Apenas os serviços considerados essenciais, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e Plantão de Óbito da Prefeitura (POP), funcionam normalmente.

Educação

As aulas na Rede Pública Municipal estão suspensas a partir desta terça-feira, 29, em virtude da falta de gás, de itens que compõem o cardápio da merenda e de transporte escolar.

O atendimento ao público na sede da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer será das 7 às 12 horas.

ASTT

As equipes da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) também estarão trabalhando em regime de contenção, atendendo apenas a situações emergenciais, como fiscalização e equipe técnica responsável pelos semáforos.