Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Recursos serão julgados hoje

Recursos serão julgados hoje Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Recursos serão julgados hoje Recursos serão julgados hoje

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá julgar nesta terça-feira, 29, os recursos dos candidatos a governador na eleição suplementar do dia 3 de junho, Carlos Amastha (PSB), Kátia Abreu (PDT), Márlon Reis (Rede) e Mário Lúcio Avelar (PSOL).

Carlos Amastha recorreu ao TSE após ter sua candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) por não ter cumprido o prazo de seis meses de desincompatibilização da prefeitura de Palmas.

Já Kátia Abreu teve o registro de candidatura liberado pelo TRE, mas a coligação A Verdadeira Mudança de Amastha e o partido Rede Sustentabilidade de Márlon Reis recorreram ao TSE porque a senadora não teria se filiado ao PDT no prazo de seis meses antes do pleito e também por não ter renunciado à presidência da Federação da Agricultura (Faet) no prazo de quatro meses.

Já Márlon Reis enfrenta um recurso apresentado pela coligação Reconstruindo o Tocantins de Kátia Abreu. De acordo com a coligação adversária, o candidato não teria transferido seu domicílio eleitoral do Maranhão para o Tocantins no prazo de, no mínimo, seis meses anteriores anterior ao pleito.

Mário Lúcio Avelar, por sua vez, recorreu ao TSE após o TRE ter entendido que o candidato não teria se afastado definitivamente do cargo de Procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), contrariando, segundo a Justiça Eleitoral do Tocantins, a Constituição Federal.

Na semana passada o Ministério Público Eleitoral já havia manifestado parecer desfavorável às candidaturas de Carlos Amastha, Kátia Abreu e Márlon Reis, sendo favorável apenas à candidatura de Mário Lúcio Avelar.

O julgamento no TSE está previsto para começar às 19h.