Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Elias Oliveira Os campeões dos Jets e dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude 2018 Os campeões dos Jets e dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude 2018

As competições dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), etapa Regional de Palmas, começaram nesta quarta-feira, 6, na Capital. Cerca de 900 alunos atletas das categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos estão disputando em sete modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia. As provas de atletismo ocorrem na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT); já os embates das demais modalidades estão sendo realizados no complexo esportivo da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, no Colégio Ulbra e no Colégio da Polícia Militar (Unidade II).

Para conquistar a vaga na final estadual, os alunos atletas se empenham e são cobrados pelos professores para que tenham um bom desempenho em quadra e na sala de aula. A estudante Ana Clara Ferreira Tavares, de 12 anos, comprova que todo o esforço é recompensado. “No ano passado, fiquei em segundo lugar na prova dos mil metros, mas não consegui ir para a final. Não desisti. Recebi muito incentivo do meu pai e da escola. Intensificamos os treinos e, este ano, consegui chegar em primeiro lugar. É uma sensação muito boa ser campeã. Vale a pena”, revelou a aluna da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo.

Um dos destaques nas competições desta quarta-feira foi o paratleta Emanuel Souza, de 15 anos. O aluno do Centro de Ensino Médio Tiradentes alcançou a marca dos 7 metros no arremesso de dardo. Em sua primeira competição, ele já conseguiu ser classificado para o Parajets estadual. “Estou muito feliz por ter conseguido”, disse empolgado.

Promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Jets e Parajets visam proporcionar acesso às atividades esportivas, como parte da formação integral dos alunos, possibilitando a socialização e o intercâmbio socioesportivo entre os estudantes do Estado do Tocantins. Os Parajets têm ainda como objetivos: oferecer o esporte escolar adaptado para alunos com deficiência física, visual e intelectual; estimular o desenvolvimento das suas habilidades; e oportunizar a descoberta de destaques esportivos paralímpicos.

“Por meio da promoção do esporte, buscamos também desenvolver a autonomia dos estudantes e melhorar a sua autoestima. Temos muitos relatos de alunos que estavam em situação de vulnerabilidade e que têm uma trajetória de superação a partir do Jets e do Parajets”, frisou Vinicius Marques, técnico de Desporto da Seduc.

Etapas

Os campeões das fases regionais dos Jets classificam-se para as finais estaduais que ocorrerão em Palmas. As modalidades coletivas da categoria 12 a 14 anos e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), 12 a 17 anos, serão realizados de 20 a 24 de junho. A etapa estadual dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, está programada para ocorrer entre 26 e 30 de junho. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas de 18 a 21 de outubro.

Os campeões dos Jets e dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.