Educação

Foto: Juliana Carneiro Para dar suporte na preparação para o exame, a Seduc lançou a campanha #ToNoEnem Para dar suporte na preparação para o exame, a Seduc lançou a campanha #ToNoEnem

As inscrições para o ingresso no segundo semestre, em instituições de ensino superior públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), serão abertas no dia 12 deste mês. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2017, podem usar a nota obtida para concorrer a uma das 57.271 vagas, em 68 instituições, de todo o país. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, conforme cronograma do Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, o candidato deve informar o número da inscrição no Enem 2017 e escolher até duas opções de curso, podendo ser alteradas até o encerramento das inscrições. É importante lembrar que o estudante deve ter alcançado nota superior à zero na redação, para efetuar a inscrição, que deve ser feita pelo site do Sisu, no endereço eletrônico http://www.sisu.mec.gov.br/.

 O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 18 de junho. Já as matrículas devem ser feitas entre 22 e 28 de junho. Os estudantes não selecionados em primeira chamada podem manifestar interesse em participar da lista de espera de 22 a 27 de junho, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições será feita entre 3 de julho e 21 de agosto.

Agora, o Sisu conta com uma ferramenta de apoio para o acompanhamento da inscrição, um aplicativo de celular. Nele, o estudante pode ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

 To no Enem

 Em 2017, mais de 67 mil estudantes tocantinenses participaram dos dois dias de provas do Enem. Para dar suporte na preparação para o exame, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) lançou a campanha #ToNoEnem. Os estudantes tiveram acesso a videoaulas, planos de estudo e plataformas digitais que os auxiliaram nos estudos para o Enem.

A campanha disponibilizou, ainda, aulões preparatórios com professores da rede estadual para estudantes de Palmas, Araguaína, Gurupi e Miracema, além de simulados em todo o Estado.

Em 2018, em sua segunda edição, o #ToNoEnem já disponibiliza  material didático a 20 mil estudantes da rede que cursam a 3ª série e conta com um aplicativo para celular disponível para que todos os 70 mil alunos matriculados no Ensino Médio tenham acesso ao material preparatório.

Outra novidade é que os aulões preparatórios estão sendo levados para as 13 Diretorias Regionais de Educação. Até agora, estudantes de Palmas, Miracema, Paraíso, Gurupi, Araguaína, Araguatins, Guaraí e Porto Nacional já participaram dos aulões.