Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Bianca Marinelli

Foto: Bianca Marinelli

Cirurgias de hérnia, laqueadura, vesícula, apêndice, vasectomia e retirada de nódulo de mama serão realizadas a partir da próxima semana, no Hospital Regional de Alvorada, onde foi lançado nesta quinta-feira, 7, o Opera Tocantins. Trezentos pacientes estão selecionados para serem atendidos na unidade e passarão  por avaliação de risco cirúrgico e exames necessários.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jaime, a área da Saúde é prioridade da gestão. “Estamos trabalhando dia e noite para cumprir com nosso dever, fazer com que a saúde chegue aos municípios com qualidade, atendendo com dignidade e respeito ao cidadão tocantinense. A saúde do Tocantins é a prioridade na atual gestão e, para isso, somos parceiros dos municípios”.

As cirurgias realizadas em Alvorada serão de baixa e média complexidade, respeitando o porte da unidade hospitalar, que tem a função de desafogar os hospitais do entorno, especialmente o de Gurupi com seus pacientes crônicos.

Para o prefeito de Alvorada, Paulo Antônio, o lançamento do programa no município “é uma grande vitória e a realização de um sonho que é ver nossos pacientes atendidos perto de casa. Sem dúvida isso vem para fortalecer a parceria entre o município e o Estado”, destacou.

O diretor-geral no hospital, Sidoman Ribeiro Neves, afirmou que a unidade está apta a receber todos os pacientes. “Temos 27 leitos que podem atender estes pacientes e nosso centro cirúrgico está em pleno funcionamento. A realização do Opera aqui é um grande benefício para toda a comunidade da região que é usuária do Sistema Único de Saúde”, reforçou.

O Hospital

Criado em 2005, o Hospital de Referência de Alvorada (HRA) é a única unidade de saúde do município que presta atendimento médico de urgência e emergência para moradores de Alvorada e municípios vizinhos. Com um serviço humanizado, a unidade realiza em média 11 mil atendimentos por ano.

No hospital, são oferecidos serviços de enfermagem, farmácia, psicologia, fisioterapia, nutrição, clínica geral, ginecologia/obstetrícia, ultrassonografia e laboratório.