Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BRK recebeu na manhã desta segunda-feira, 3, os representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), para uma visita técnica guiada ao ponto de lançamento de efluente tratado, localizado no Ribeirão Taquarussu, no Lago de Palmas. A ação faz parte da agenda de visitas técnicas para apresentação da operação e sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aureny.

A Estação, implantada em 1999, recebe esgoto de mais de 23 mil famílias, equivalente a 25% da cobertura total de esgoto do município de Palmas. A ETE tem capacidade de tratamento de até 130 litros por segundo, e opera hoje com vazão média de 90 litros por segundo, 24 horas, e utiliza a tecnologia de tratamento biológico com etapas físico-químicas com flotação por ar dissolvido.

Para o diretor presidente da BRK no Tocantins e Pará, José Mário Ribeiro, visitas técnicas e sociais às operações de água e esgoto da companhia são fundamentais para uma relação de transparência na prestação de serviços à população.  “Uma comunidade que conhece como funciona a operação de saneamento na sua cidade, tem a oportunidade de entender na prática o serviço prestado e sua importância para o desenvolvimento social e sustentável de sua região”, destaca.

De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, existem muitas lendas acerca da Estação de Tratamento Bertaville, e o objetivo da visita é dar conhecimento a população que o tratamento de esgoto está de acordo com o padrão dos parâmetros estabelecidos.

Para o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jaime, a visita ocorre com objetivo de estabelecer uma linha de entendimento sobre o serviço prestado, conhecendo de perto a estação de tratamento e o seu funcionamento. Segundo ele, a visita foi positiva e contribuirá para construção de respostas à sociedade de maneira transparente.

Referência na região norte

Em 2023, Palmas foi classificada como única capital da região norte e nordeste e a 16ª cidade do país no Ranking do Saneamento Básico. A 15ª edição do Ranking foi divulgada pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, com foco nos 100 maiores municípios brasileiros.  O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Classificada entre as 20 melhores cidades do estudo, a capital do Tocantins evoluiu no ranking saindo da 18ª posição em 2022, para a 16ª posição em 2023. Em Palmas, o atendimento total de água ultrapassa a margem de 98%, e mais de 90% da população tem acesso ao serviço de coleta de esgoto.