Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Os estudantes selecionados terão a oportunidade de passar três semanas nos Estados Unidos Os estudantes selecionados terão a oportunidade de passar três semanas nos Estados Unidos

Estudantes da rede pública, com idades entre 15 e 18 anos, que tenham perfil de liderança em suas comunidades, podem se inscrever para a 17ª edição do Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa da embaixada americana no Brasil, que levará 50 estudantes de todo o país para um intercâmbio cultural e educacional de três semanas nos Estados Unidos, em janeiro de 2019. As inscrições vão até o dia 12 de agosto.

Para participar, os estudantes devem ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, estar engajado, há pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social ou voluntariado, ter excelente desempenho escolar, ser comunicativo e ter perfil de liderança e iniciativa comprovadas, além de possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.

Etapas de Inscrição

A inscrição pode ser feita por meio do site disponibilizado no Facebook do Programa Jovens Embaixadores. O estudante deve responder a 8 questões básicas, para saber se está elegível ou não para continuar a inscrição.

Se aprovada a inscrição, o estudante irá preencher um formulário com perguntas, que devem ser respondidas em inglês, e anexar documentação pessoal, fornecer informações sobre a renda familiar, histórico escolar atualizado e cartas de recomendação, feitas por um responsável pelo voluntariado e por um professor ou diretor da escola em que o aluno estuda.

No ato da inscrição, o candidato deve selecionar a instituição parceira mais próxima de sua residência. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é a instituição parceira, responsável por aplicar as provas escrita e oral, e visitar as casas dos candidatos, já nas fases finais da seleção.

A Seduc irá selecionar os 4 finalistas do Estado, que concorrerão na fase nacional.

O Intercâmbio

Os estudantes selecionados terão a oportunidade de passar três semanas nos Estados Unidos. Após passarem a primeira semana em Washington, o grupo será dividido em 5 e cada um deles viaja para uma cidade diferente. Nesses locais, eles são hospedados na casa de uma família americana, visitam instituições, participam de atividades de responsabilidade social, assistem aulas, fazem apresentações sobre o Brasil e vivem imersos na língua inglesa.

A oportunidade foi criada em 2002, pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o objetivo de beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades. Em 16 edições, o programa já levou 572 jovens brasileiros para a América do Norte.