Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação O evento também é uma comemoração aos 76 do Lar Batista F.F. Soren, localizado em Luzimangues O evento também é uma comemoração aos 76 do Lar Batista F.F. Soren, localizado em Luzimangues

Será realizada nesse sábado, 23, a sétima Festa do Lar Batista, na própria sede do Lar Batista. Com início às 17h, o evento deverá reunir cerca de 3 mil pessoas que prestam solidariedade às crianças e adolescentes vítimas de vulnerabilidade social, abrigadas no Lar Batista F.F Soren.

A Festa do Lar consiste principalmente em um festival gastronômico com mais de 30 barracas de comidas e bebidas, além de artesanatos, apresentações culturais e atividades de recreação para as crianças. O cardápio do evento contará com Maria Isabel com cabutiá, bife acebolado acompanhado de arroz e ovo, tapiocas salgadas e doces, pastel com caldo de cana, receitas feitas de milho e outras opções que somam cerca de 30 pratos.

A entrada é gratuita e para comprar os produtos vendidos nas barracas, basta adquirir o cartão de consumo, que custa R$ 10, vendidos no Lar Batista, na Convenção Batista do Tocantins, na Segunda Igreja Batista de Palmas (Sibapa) e Restaurante Renascer. Cartões de consumo serão vendidos também na recepção do evento.

O dinheiro arrecadado com a festa é investido na melhoria e manutenção da infraestrutura da instituição. Desde a primeira festa foi possível realizar muitas benfeitorias no Lar, confira a lista completa neste link: https://goo.gl/Atnspk.

Entre os desafios deste ano se destacam: a instalação de placas de energia solar para alimentar a bomba do poço artesiano; aquisição de um trator de pequeno porte com roçadeira; compra de um motocultivador para a horta; dentre outros.

O diretor do Lar Batista F.F Soren, pastor Robson Rocha explicou que “cada pessoa que se dispõe a participar desta festa, na prática está se dispondo a oferecer uma melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes que vivem no Lar, bem como ainda, para a comunidade no entorno da instituição, beneficiadas pelas atividades de cultura, lazer e esporte oferecidas regularmente no Lar Batista”, informou o diretor.

O Lar

O Lar Batista F. F. Soren é uma instituição pertencente à Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, uma organização religiosa, de natureza filantrópica, educacional e social, sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude e Ministério Público, desde 1942. O Lar foi fundado pelos missionários Francisco e Beatriz Colares, que construíram um templo, uma escola e uma casa de moradia em um bonito lugar às margens do Rio Manoel Alves Pequeno. Assim nasceu a cidade de Itacajá/TO, que abrigou o Lar Batista por 68 anos.

Mudança para Palmas

Desde 2010, o Lar está instalado no Distrito de Luzimangues, pertencente a Porto Nacional, porém a 20 km da capital, Palmas/TO. As instalações contam com salas multiuso, ambulatórios médico e odontológico, biblioteca, refeitório/auditório, lavanderia, chalés, sala de dança e inclusão social, praça de convivência com quadra esportiva e casas lares, que são residência das crianças.

O Lar Batista não tem registro do total de crianças e adolescentes acolhidas em 76 anos, já que os documentos dos anos iniciais não foram preservados, mas, de acordo com o atual diretor, pastor Robson Rocha, “centenas de crianças e adolescentes tiveram suas vidas transformadas, graças à dedicação e amor que receberam no Lar”.

As histórias de vida das crianças atendidas pela instituição são marcadas por pobreza, abandono, maus tratos, abuso sexual, alcoolismo, uso de drogas, orfandade, vítimas da situação de famílias desestruturadas do Estado do Tocantins e outros estados.