Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) finaliza nessa semana as etapas regionais da 28ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets). As três últimas fases serão realizadas nas cidades de Miracema, Pedro Afonso e Aparecida do Rio Negro, com início nesta segunda-feira, 25, e término na quinta-feira, 28.

São quase dois mil alunos atletas em disputa nas três regionais, representando escolas de mais de 20 municípios, com competições em modalidades de basquete, handebol, futsal e voleibol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

Em Aparecida do Rio Negro, a solenidade de abertura para apresentação das delegações será realizada nesta segunda-feira, no ginásio Isaías Xavier, às 16 horas. São mais de 300 estudantes inscritos. A disputa na Diretoria Regional de Educação de Miracema contará com aproximadamente 500 alunos. A abertura ocorrerá às 17h30, no ginásio de Esportes Irmã Beatriz. Em Pedro Afonso, a solenidade está marcada para as 19h, no ginásio de Esportes Ademar Amorim. A Regional teve mais de 240 inscritos.

Os Jogos Estudantis do Tocantins são a maior competição escolar do Estado. Realizados em fases municipais, regionais e estaduais, a Seduc busca promover o acesso às atividades esportivas. Neste ano, a expectativa é reunir mais de 20 mil estudantes.

Os campeões das fases regionais dos Jets e classificados nos Parajets avançam para as etapas estaduais, a serem disputadas em Palmas. Os campeões estaduais vão representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase Nacional, com as modalidades coletivas e individuais, acontecerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.