Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Seagro Biodigestor para Tratamento dos Resíduos Gerados na Suinocultura, instalado pela Seagro, em agosto de 2017, no colégio em Natividade Biodigestor para Tratamento dos Resíduos Gerados na Suinocultura, instalado pela Seagro, em agosto de 2017, no colégio em Natividade

O biodigestor que a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio do Convênio Seagro/MAPA n. 806634/2014, instalado no Colégio Agropecuário de Natividade, foi premiado na 2ª Edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins, como projeto voltado para a visibilidade de boas práticas em prol da preservação dos recursos naturais promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O prêmio foi na categoria Troféu Escola de Educação Ambiental pela implantação de um sistema de biodigestão utilizado do Biodigestor para Tratamento dos Resíduos Gerados na Suinocultura, instalado pela Seagro, por meio de convênio, em agosto de 2017. Desde então é uma referência na região sudeste para demonstração tanto para alunos, como para técnicos e produtores de suínos, aves, bovinos e caprinos.

Para o tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, este prêmio vem confirmar o compromisso do Estado em fomentar o uso desta tecnologia de biodigestão no tratamento de desejos animais e com isso auxiliar na redução dos níveis de gases causadores do efeito estufa, compromisso esse assumido na COP 21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015), em Paris. “Através deste prêmio o colégio terá ainda mais visibilidade, com isso, será vitrine e modelo para outras instituições de ensino, até mesmo para pecuarista da região, que poderão ter acesso ao conhecimento através de cursos sobre uso e manutenção desta tecnologia, podendo também contar com todo apoio técnico da Seagro na elaboração e dimensionamento do seu projeto e assim poder pleitear um posterior financiamento de um sistema de biodigestão junto às entidades financiadoras”, completou.

Sustentabilidade

O convênio já instalou, em maio de 2017, outro biodigestor na Escola Agrícola de Porto Nacional, sempre com o objetivo de educar e demonstrar como funciona o biodigestor e promover ações considerando o aproveitamento de resíduos animais para fins energéticos.

Reginaldo Novais explicou que a energia gerada do biogás possui diversas finalidades. O biogás gerado a partir da decomposição no interior do biodigestor poderá ser utilizado na geração de energia elétrica e/ou para queima direta em fogões. “E ainda, a mistura, água e biomassa, resultante do processo de decomposição, se transforma em biofertilizante, que poderá ser utilizado para corrigir o solo, substituindo os agrotóxicos mais pesados, proporcionando uma lavoura totalmente orgânica”, complementou.

Prêmio Mérito Ambiental

Instituído pelo Decreto nº 5.534, de 16 de novembro de 2016, é uma premiação que tem como objetivo homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na preservação e defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins, bem como estimular as boas práticas ambientais, por parte da sociedade, órgãos públicos e iniciativa privada, por meio de execução de ações que contemplem o desenvolvimento sustentável.