Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 27, o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, e técnicos da secretaria estiveram na Assembleia Legislativa do Tocantins em Audiência Pública de Prestação de Contas das ações referentes ao 3º quadrimestre de 2017 e ao 1º quadrimestre de 2018.

Na ocasião, o secretário destacou, além das realizações apresentadas, também as ações estratégicas em execução para ampliação da capacidade de atendimento à população no Hospital Regional de Gurupi. Em Araguaína o serviço de radioterapia do Hospital Regional e a parceria para a gestão compartilhada da UTI pediátrica, no Hospital Geral de Palmas obras importantes e o Programa de Eficiência Energética, o resgate da credibilidade e a manutenção do estoque regulador abastecido, a estadualização do Hospital de Colinas e o diálogo com sindicatos.

Durante a apresentação, a superintendente de Planejamento da SES, Luiza Regina Noleto, destacou as melhorias em Porto Nacional. “No Hospital Tia Dedé tivemos a ampliação de 26 leitos de obstetrícia e ginecologia, saindo de 12 para 38 leitos, além da ambiência do Centro de Parto Normal, já no Regional de Porto Nacional tivemos reformas no consultório de pediatria, sala vermelha, sala amarela”. A superintendente destacou a ampliação da UTI adulto no Hospital Regional de Gurupi em 10 leitos, saindo de 10 para 20 leitos, e ampliação em adequação do centro de parto normal. No Regional de Araguaína as reformas aconteceram na cozinha, refeitório, sala de ambiência.

No Hospital Geral de Palmas a transferência da fundação Pro-RIM para sua sede própria, instalando-se a 100 metros do Hospital, liberou o espaço para a instalação e ampliação em 8 leitos da UCI do HGP, saindo de 18 para 26 leitos. Foi destacando também a entrega de 196 leitos de internação no HGP, quartos mais confortáveis, banheiros amplos e adaptados.

O abastecimento de materiais e medicamentos atinge com regularidade de atendimento às unidades de saúde, sendo que dos 632 itens de medicamentos padronizados 91% estão disponíveis para consumo dos 18 Hospitais, e os demais todos licitados e contratados aguardando entregas.

“Nessa nova gestão estamos elaborando um estudo técnico, para apresentar uma proposta concreta, na qual buscamos reestruturar toda a rede hospitalar do Tocantins, com alta resolutividade dentro de cada uma das unidades hospitalares – ou seja, valorizar o potencial de cada hospital na região tornando-os resolutivos conforme o perfil epidemiológico da população da Região de Saúde. A saúde é de todos, e o governo tem o compromisso de fazer uma saúde viável para os tocantinenses” destacou o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme.