Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O curso Trabalhador na Doma Racional de Equinos e Muares (Casqueamento)  foi realizado essa semana no município de Augustinópolis, na Fazenda Santa Maria. Ao todo, 12 alunos participam da capacitação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), instituição coordenada pelo presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, em parceria com o Sindicato Rural de Augustinópolis e a Prefeitura. A carga horária é de 40 horas, distribuída em oito horas diárias por cinco dias, entre aulas teóricas e práticas.

Segundo o aluno Henrique de Araújo Gomes, que participou do treinamento, a realização desse curso veio proporcionar mais profissionalismo às pessoas que trabalham nesse seguimento. "Nós solicitamos para a presidente do Sindicato Rural, essa capacitação e graças a Deus fomos atendidos, estamos muito satisfeitos com o Senar em poder nos proporcionar esses dias de muita aprendizagem, isso vai fortalecer nossa mão de obra e dar mais seriedade ao nosso trabalho, pois estamos aprendendo as técnicas corretas e adequadas de como lidar com os animais”, comentou o aluno.

Os animais utilizados no curso são todos chucros e cedidos pela fazenda, durante as aulas os praticantes aprendem as técnicas correta de como lidar com cada animal, entre o conteúdo programado estão às características do cavalo; diferenças e habilidades entre doma racional e tradicional, além do manejo da higienização, escolha dos arreios, montaria e casqueamento realizado de forma correta para não ferir o animal.

O instrutor Rodrigo Gomes Gonçalves orientou os participantes sobre a importância do curso, essas aulas práticas oferecem melhor oportunidade para o aluno vivenciar de perto como lidar com tais situações que acontecem no seu dia-dia. “O conhecimento é a chave do sucesso profissional em todos os setores, e o nosso principal objetivo é capacitar cada vez mais nossos alunos através dos cursos do Senar”, explicou o instrutor.