Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Será realizado nesta sexta-feira, 29, o I Seminário sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, que debaterá a Lei Brasileira de Inclusão e outras questões pertinentes à pauta, como acessibilidade e direitos humanos. O Seminário tem início às 15h30, na sede administrativa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Os interessados podem se inscrever pela internet até às 14h desta sexta, no site da Unitins, pela plataforma Sistema Eventos. O Evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a instituição de ensino superior.

O Seminário terá certificação de 5h, para aqueles que registrarem pelo menos 70% de frequência nas atividades previstas na programação. O gerente de Políticas e Proteção da Pessoa com Deficiência da Seciju, Willima de Jesus Bento dos Santos, explicou que o evento é destinado a toda sociedade. “É importante que as pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência estejam inteiradas com a nossa pauta. Assim a garantia dos direitos pode ser ampliada”, disse convidando a população para participar do Seminário. “Queria estender o convite para todos, que venham e participem, conheçam a Lei Brasileira de Inclusão e outros temas que vamos tratar no evento”, reforçou.

Os interessados podem realizar a inscrição presencialmente, das 15h30 às 16 horas, no próprio local do evento. São disponibilizadas 200 vagas gratuitas. Na programação está prevista uma conferência com o tema “A participação social na promoção do direito à acessibilidade sob a ótica dos direitos humanos”. Palestram a diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sibele Letícia Biazotto, e o coordenador do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos (Nedih) da Unitins, professor Eduardo Lima.

A pauta do evento também inclui mesa redonda que debate a Lei Federal nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão. Neste mês de junho, a lei completa quatro anos de promulgação.