Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, firmou parceria com Centro Universitário Itpac (Unitpac) e o Instituto Saúde e Cidadania (Isac) para ampliar o funcionamento do Ambulatório Municipal de Especialidades (AME). Os atendimentos, que antes eram realizados no Hospital Municipal Eduardo Medrado, passam a ser em um amplo e moderno espaço, dentro das Clínicas Integradas, nas dependências do Unitpac.

O AME passará a realizar os atendimentos no novo endereço, na Avenida Filadélfia, dentro do Ambulatório das Clínicas Integradas, a partir de 9 de julho. Nessa última quarta-feira, 27, representantes das três instituições assinaram o documento de acordo entre as partes. A reunião contou ainda com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde. 

Benefício Mútuo

Toda a população de Araguaína será beneficiada com mais comodidade nas consultas. As novas instalações contam com 11 consultórios, mais amplos, modernos e confortáveis, disse o secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho. “Além dos benefícios aos pacientes, os acadêmicos do Unitpac poderão vivenciar o dia a dia de atendimentos preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo mais capacidade para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendendo às necessidades do Município”.

A reitora do Unitpac, Kelen Beatris Lessa Mânica, disse que a população ganha e a comunidade acadêmica também. “São serviços ambulatoriais de qualidade, onde com o reforço dos acadêmicos será possível mais atendimentos, além disso, todos os estudantes serão beneficiados com esse aprendizado em conjunto”, frisou.

De acordo com o gerente de assistência e qualidade do Isac, Vinicius Menezes, a mudança do AME para o Unitpac tem alguns objetivos. “Um deles é a melhoria do ambiente onde os pacientes serão atendidos e, além disso, liberar espaço no Hospital Municipal para ampliar ainda mais a assistência hospitalar. Com o reforço de acadêmicos a gente consegue melhorar a qualidade nos atendimentos à comunidade”.

Ambulatório de Especialidades

O Ambulatório Municipal de Especialidades oferece consultas médicas nas áreas de Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Reumatologia, pequenas cirurgias e cirurgia pediátrica. O agendamento é realizado mediante encaminhamento feito pelos clínicos gerais que atendem nas UBS.

Os exames que são realizados na ala ambulatorial, também com agendamento prévio, como o Eletrocardiograma (ECG), Biometria, Ultrassonografia Ocular, Ultrassonografia (USG), Endoscopia (EDA), Raio-x, Exames Laboratoriais, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia, continuarão sendo realizados no Hospital Municipal Eduardo Medrado.