Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), cumpre mais uma etapa do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Desta vez, a ação ocorre na região do Vale do Araguaia, entre os dias 3 e 6 de julho, contemplando os municípios de Monte Santo, Sandolândia, Chapada de Areia, Pium, Pugmil e Araguaçu. Esse trabalho vem sendo desenvolvido em todo o Estado, e já registra 74,11% de área atendida, o que corresponde a 64.720 cadastros, restando 25,89% de área para a finalização da operação.

A intenção é promover gratuitamente a adesão ao CAR pelos possuidores de áreas rurais de até 320 hectares. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais que, além de regularizarem a propriedade, passam a ter os benefícios previstos por lei. O proprietário que não efetuar sua adesão pode ficar sem acesso a financiamento rural, impedido de solicitar licença ambiental e de fazer qualquer negociação com o imóvel rural.

Nesta ação, os proprietários poderão procurar os postos de atendimento das respectivas cidades na Prefeitura Municipal de Monte Santo, na Prefeitura Municipal de Chapada de Areia, no Parque de Exposição de Pium, na Secretaria Municipal de Agricultura de Pugmil,  na Prefeitura Municipal de Sandolândia e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguaçu,  localizada no prédio da  Prefeitura.

O plantão tem início às 8 horas e segue até as 18 horas. A ação possui também equipe itinerante para visitas em propriedades, cobrindo a totalidade da região.

CAR

O CAR é um registro eletrônico de propriedades e posses rurais instituído pela Lei n° 12.651/12, com o objetivo de promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e das posses rurais, objetivando o planejamento ambiental, o monitoramento, o combate ao desmatamento e a regularização ambiental.