Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A supervisão da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, Unidade de Conservação de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou nesta sexta-feira, 6, relatório das ações realizadas com apoio de empresários e proprietários rurais, quando foi efetuado o Plano de Prevenção, Combate e  Manejo Integrado do Fogo (MIF), em áreas que compõem a APA. As ações ocorreram no período entre 20/05 e 20/06.

Entre as atividades foram realizados aceiros, ou seja, a limpeza com máquinas nas margens da rodovia TO 080, no sentido Luzimangues/Paraíso, na TO 455, no perímetro /Porto Nacional. Os aceiros negros também foram realizados nestas duas rodovias e nas margens da ferrovia Norte-Sul. Também foi realizado o manejo de áreas de risco próximas a Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL).

O gestor da APA Abel Cardoso conta que recebeu apoios fundamentais para a realização das ações. “Recebemos a doação de cerca de seis mil litros de combustível e 32 mil litros de água potável, além da cessão de máquinas e equipamentos como retroescavadeira, trator traçado com lâmina, grade de aração, roçadeira hidráulica, caminhão pipa, bombas costais, abafadores e outros. Os nossos colaboradores também nos ajudou com a cessão de motoristas, tratoristas brigadistas e técnicos de segurança”, destacou.

Abel Cardoso relata outras conquistas nesta fase do MIF, adianta que foi criado um grupo de monitoramento permanente que por meio das redes sociais irá alertar sobre os focos de incêndios no interior da Unidade de Conservação. “Esta ação será possível por meio de um ponto de observação através da torre de monitoramento do Terminal Multimodal durante os meses de junho, julho, agosto, setembro e novembro de 2018”, explicou.