Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação  Bailarinos do Balé Popular do Tocantins participam de competição de dança em Goiânia Bailarinos do Balé Popular do Tocantins participam de competição de dança em Goiânia
  • Maicon Cardoso com o coreógrafo Jefferson Marques conseguem classificação no evento

Dançarinos do Balé Popular do Tocantins participam do Festival Internacional de Dança de Goiás –2018, uma realização do Studio Dançarte e Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), com apoio do Governo de Goiás, através da Lei Goyazes. As competições começaram na quarta-feira, 4, e seguem até o próximo domingo, 8, na sede do Clube Ferreria Pacheco e Teatro Sesi, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia/GO.

A secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes apoia a participação dos bailarinos no evento. Para a secretária da pasta, Adriana Aguiar, competições como estas fazem parte de um currículo completo. “A formação completa acontece quando conseguimos inserir os aprendizes em diversos espaços sociais, que vão além das salas de aulas. São complementos que colaboram para o relacionamento com diversos atores, em diversas situações”, ponderou.

Entre os selecionados para o evento, do Tocantins participam 30 dançarinos do Balé Popular do Tocantins, de Palmas, com os vídeos de danças Quem sou eu?; Ela; Entre elos perdidos e Em busca do eu.

Os bailarinos tocantinenses participam na competição com as modalidades balé clássico livre e jazz e estilo livre. As participações ocorrem de forma conjunta e também de solos. Meu Brasil, Meu querido calhambeque e Raça e cor são coreografias que farão parte do repertório de participação dos bailarinos do Tocantins no evento.

Maicon Cardoso, bailarino do Tocantins, competiu na categoria balé clássico livre, no dia 4, e conseguiu a classificação de segundo colocado. Já amanhã, dia 6, quatro coreografias estarão na competição. Sendo duas em conjuntos jazz e duas no estilo livre. A finalização acontecerá no sábado com a participação na categoria jazz solo.

Jefferson Marques e Cristiane Freire são os coreógrafos e responsáveis pelas equipes participantes na competição. Para eles, o evento reúne profissionais de escolas de referências em dança no Brasil. “Há diversas companhias profissionais de dança no evento. Isso nos mostra que o nível da competição é bem alto. Estou feliz com o resultado que já tivemos ontem, e muito esperançosos e confiantes em alcançar boas colocações nas próximas apresentações. Estamos muito confiantes”, finalizaram.