Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Equipe da Semarh leva informação de combate a incêndios ao Jalapão

Equipe da Semarh leva informação de combate a incêndios ao Jalapão Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Equipe da Semarh leva informação de combate a incêndios ao Jalapão Equipe da Semarh leva informação de combate a incêndios ao Jalapão

O município de Paranã é o último a receber as equipes nessa sexta-feira, 13, que realizam em campo as ações de prevenção e combate contra as queimadas. A iniciativa é do Governo do Tocantins, por meio do Comitê Estadual do Fogo e conta com a participação de 26 órgãos.

Durante o projeto foram visitados seis municípios, além de Palmas: Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Pium. A penúltima rota foi traçada na cidade de Mateiros, na segunda-feira, 9, abrangendo a região do Jalapão. Os técnicos percorreram a zona rural para sensibilizar os produtores rurais em relação ao uso do fogo e os impactos negativos que a queima descontrolada em suas propriedades pode gerar para o meio ambiente e para a saúde humana.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Cintra, ressaltou que o planejamento é para reforçar e atender o Decreto Nº 5.823, de 28 de maio de 2018, que declarou risco de desastre ambiental resultante de incêndios na cobertura vegetal no Tocantins. “Estamos no período seco e mais uma vez vamos enfrentar as queimadas. É importante a população entender o perigo do uso do fogo com a mata seca e a baixa umidade”, alertou o secretário.

A líder comunitária quilombola, Noeme Ribeiro da Silva, mais conhecida por “doutora”, que acompanhou os trabalhos da equipe na comunidade do Mumbuca, falou que a população local acredita que as ações podem contribuir para a preservação do capim dourado. “Quando o fogo devora o cerrado não é bom para a comunidade, pois o capim dourado é nossa fonte de renda e com isso não temos colheita, além de perdermos também o buriti e o pequi”, lamentou.

Além do trabalho em campo e da ação publicitária que visam difundir informações a respeito do controle e prevenção de queimadas, o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, pretende contratar brigadistas para reforço ao combate de focos de incêndios entre agosto e outubro deste ano.

Participantes

Os órgãos envolvidos em campo nas ações de combate a queimadas e incêndios florestais são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).