Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de levantar propostas para desenvolver ações de combate à criminalidade em Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins, comunidade, poder público e autoridades, participaram de uma reunião no auditório da Câmara Municipal na manhã desta última quinta-feira, 12, onde a Prefeitura lançou a campanha Laços de Paz.

A campanha segue até o final de agosto com o objetivo de conscientização e prevenção da criminalidade. O evento reuniu autoridades para uma discussão aberta com todos os segmentos da sociedade e contou com a participação dos juízes da Vara Civil, Jossaner Nery e da Vara do Juizado Especial, Jocy Gomes de Almeida, da Comarca de Dianópolis, promotor de Justiça da Vara Criminal, Luiz Francisco de Oliveira, delegado regional da Polícia Civil, Afonso José de Azevedo de Lyra Filho, capitão da Polícia Militar, Thiago, representando o comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Dianópolis, presidente da OAB Seccional Dianópolis, Hamurab Diniz, vereador Gena, representando o poder legislativo municipal, vice-prefeita, Francisca Ribeiro, pastor Denilson Santos, representando a comunidade e o prefeito Padre Gleibson Moreira.

As autoridades debateram sobre a situação da segurança pública, apresentaram propostas e cobraram ações do poder público municipal sobre políticas públicas efetivas que contribua com as ações aplicadas pelas forças de segurança pública.

A reunião aconteceu uma semana depois da morte de um adolescente de 17 anos, vítima de arma branca, durante uma confusão na Praça da Liberdade, no setor Bela Vista. Situação que motivou a comunidade solicitar ao poder público municipal, realização de uma reunião para debater sobre violência e criminalidade. “Reconhecemos e parabenizamos o trabalho das polícias e da justiça em nossa cidade. O que buscamos é a união de todos para que possamos dar um basta em situações como esta que tirou a vida deste adolescente. Quantas mães ainda precisarão chorar a vida de seus filhos”, questionou a professora, Dorian da Silva. “Vamos nos unir. Precisamos de união. É hora de mostrarmos força contra criminalidade e a violência”, disse.

No final da reunião, foi criada uma comissão com a participação das autoridades presentes, incluindo representantes da comunidade, que estarão reunidos na próxima terça-feira, no Fórum da cidade, para discutir as propostas apresentadas na reunião e criar um documento que efetive as ações que serão realizadas no município. “Somente com um diagnóstico em mãos, poderemos efetivar uma proposta que venha de encontro com anseio da sociedade”, destacou o juiz da vara Juizado Especial, Jocy Gomes de Almeida.

O prefeito agradeceu a presença da comunidade e autoridades, falou sobre as ações do poder público municipal referente à políticas públicas de combate à violência e criminalidade. “Nosso objetivo com essa reunião e unir forças com a sociedade e autoridades para que juntos possamos atuar de forma efetiva no combate à criminalidade em nossa cidade. Só temos a agradecer e parabenizar as polícias, o judiciário, ministério público, defensoria, por todo trabalho que desempenham em nossa cidade. E queremos nos unir para que juntos, possamos criar projetos e ações que contribuam com o trabalho destas forças”, disse.

A Campanha Laços de Paz, criada pela Prefeitura, vai desenvolver ações de combate à criminalidade e a violência, com palestras nas escolas, blitz educativa em feiras, bares, praças, entre outras ações, que serão apresentadas pela comissão.