Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Estão abertas, até o dia 12 de outubro, as inscrições para a 4ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). O certame irá premiar redações de estudantes do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e, ainda, adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais. Este ano, o tema do concurso é Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à Justiça.

Os trabalhos serão divididos nas categorias Redação I, para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental regular e da modalidade EJA; Redação II, para alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade EJA; Redação III, para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação; Redação IV, para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, privados de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro; e Redação V: para pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena junto ao Sistema Penitenciário Federal do país, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico.

Já na categoria Escola, serão premiadas as unidades de ensino da rede pública que desenvolverem, da melhor maneira, junto à comunidade escolar, o Plano de Mobilização Escolar sobre o tema do Concurso.

Para pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a participação será intermediada pelos gestores da área da educação das unidades prisionais. No Tocantins, os intermediares são diretores e gerentes da Superintendência de Desenvolvimento da Educação, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Premiação

Para os primeiros colocados, em cada categoria, serão entregues tablets. O vencedor nacional e seu representante legal participarão de cerimônia de encerramento do concurso, em Brasília. Os professores orientadores das redações dos alunos vencedores irão receber uma placa de homenagem.

Na categoria Escola, serão premiadas três unidades de ensino, que irão receber certificado e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10 mil.

O edital do certame está disponível no site da DPU.