Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Brigadistas municipais já estão aptos para combater às queimadas neste período de estiagem, após a finalização do curso: "Formação de Brigadistas" promovido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) por meio da Defesa Civil da Capital.

O curso teve início no dia 9 de julho, e encerrou-se no último sábado, 14, na Arse 50, Avenida NS - 02, ao lado da Garagem Central do Município. A atividade de formação objetivou a capacitação dos servidores que atuam na área, para aprimorar os conhecimentos de como funciona a dinâmica do fogo e suas consequências.

Com carga horária de 30 horas, o curso contou com aulas práticas e teóricas. Durante as aulas foram discutidos as novas e mais recomendadas técnicas no combate direto ou indiretamente às queimadas e aos focos de incêndio na zona urbana e nos locais de preservação ambiental.

Para o superintendente municipal da Defesa Civil, Bruno Maciel, "é de fundamental importância que, antes de saírem às ruas para atenderem às ocorrências, os brigadistas tomem alguns cuidados necessários que envolvem questões de direção defensiva, primeiros socorros e outros temas debatidos durante o treinamento", destacou.

Segundo um dos participantes do curso, Janailson Barros, todos os brigadistas que participaram do treinamento devem agora colocar em prática as formas e as técnicas ensinadas na sala de aula.

Neste período do ano, com a chegada da estiagem, ou seja, a predominância do tempo seco e a falta de chuvas na região aumentam as incidências de queimadas nas áreas urbanas e rurais da Capital.

E, para denunciar possíveis ocorrências de incêndio, a Sesmu alerta que a população pode discar no número 153, e acionar a Guarda Metropolitana Ambiental.