Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), realizou, nas ruas internas da Quadra ACSE I e II (104 Sul), a operação “Limpa Calçadas”. Durante a ação, lojistas foram notificados por rebaixarem a as calçadas para serem usadas como estacionamentos pelos clientes.

Essa operação, realizada pela Sesmu, impactou diretamente o setor varejista da região, segundo a empresária Emanuela de Costa, a sua loja sofreu uma queda de 40% no volume de vendas “Desde semana passada o fluxo já diminuiu muito. Os clientes têm ligado reclamando, os que chegam a estacionar, recebem multas e saem chateados. Isso vem nos prejudicando muito” explica.

Diante dessa situação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, junto com os empresários da região realizaram um abaixo assinado. No documento, há uma proposta de regulamentação das vagas já existentes e criação de estacionamentos em 45°, conhecidas como “espinha de peixe”.

“Cidades como Três Lagoas e Bertioga conseguiram resolver a mesma situação com esse modelo de estacionamento. Com essas vagas o trânsito não será prejudicado, o pedestre terá o seu espaço nas calçadas, o número de vagas para estacionamento será maior e principalmente, o consumidor terá fácil acesso as lojas” explica o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho.

O baixo assinado, enviado para o secretário da Sesmu, Agostinho Júnior, e para o presidente da Câmara de Vereadores, vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), reuniu cerca de 127 assinaturas. A CDL Palmas vai continuar acompanhando o andamento de possíveis novas operações, e espera que o pedido feito pela classe lojista da capital, seja atendida.