Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Após um hiato de quase 20 anos, o 5 X Comédia, uma das grandes sensações do teatro brasileiro da década de 90 – concebido por Sylvia Gardenberg, produzido pela Dueto e visto por mais de 450 mil espectadores –, voltou repaginado a partir de 2016 com temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Curitiba, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Ribeirão Preto, Fortaleza, Campinas, Porto Alegre e Natal. A nova montagem, dirigida por Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira, agora chega a Palmas, onde fica em cartaz no Teatro Fernanda Montenegro, nos dias 28 e 29 de julho, com cinco esquetes escritos e interpretados por alguns dos mais incensados nomes do humor e da nova dramaturgia do país. Os ingressos estarão à venda no site www.5xcomedia.com.br e nos pontos de venda citados no serviço abaixo.

Nesta versão do século XXI, Bruno Mazzeo, Debora Lamm e Lucio Mauro Filho têm a incumbência de dar vida aos personagens criados, respectivamente, por Antonio Prata, Julia Spadaccini e Gregório Duvivier, enquanto Marcelo Médici e Luis Miranda encenam textos de autoria própria. O espetáculo tem cenário de Daniela Thomas e Camila Schmidt, iluminação de Maneco Quinderé e figurino de Cassio Brasil. A BB Seguros, empresa que concentra as operações de seguros, previdência privada, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, apresenta e patrocina o projeto.  A apresentação na Capital tem apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas. Depois de Palmas, o espetáculo encerra a atual temporada em Goiânia.

Mais uma vez cinco 

Uma auxiliar de limpeza do teatro conta sua hilária história de vida enquanto varre o palco antes do início do espetáculo Percebendo-se ultrapassada pelas princesas contemporâneas, uma Branca de Neve à base de rivotril lê Simone de Beauvoir na tentativa de construir uma nova mulher. Vinda da França para uma palestra sobre sofisticação e elegância, uma impagável e afetada socialite dá dicas de lugares, moda, comidas e drinks para um grupo seleto de convidados. Um pai de primeira viagem recorre a medidas extremas após meses de privação de sono e precisa se explicar na delegacia. Flavio tenta estabelecer regras para uma suruba que começa a rolar durante uma festa no apartamento emprestado da mãe.

Marco do teatro carioca dos anos 1990, o espetáculo 5 X Comédia está de volta pelas mãos de Hamilton Vaz Pereira, diretor-geral das três versões anteriores, e Monique Gardenberg, produtora da montagem original. Dezoito anos depois da última encenação, uma nova geração entra em cena: Antonio Prata, Julia Spadaccini e Gregório Duvivier são os autores dos textos interpretados, respectivamente, por Bruno Mazzeo, Debora Lamm e Lucio Mauro Filho, enquanto Marcelo Médici e Luis Miranda apresentam monólogos escritos por eles mesmos. Desta vez, Hamilton e Monique dirigem juntos as cinco cenas.

Assistidas por mais de 450 mil pessoas em dezenas de cidades brasileiras, as versões de 1993, 1995 e 1999 celebrizaram-se por fichas técnicas cujas vidas se entrelaçavam desde a década de 1970, ora no grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone – capitaneado, não por acaso, por Hamilton –, ora no programa “TV Pirata”, que foi ao ar na Rede Globo de 1988 a 1990 e voltou à grade em 1992. Os quadros e os atores foram se revezando nos palcos. Quinze quadros. Doze atores: Andréa Beltrão, Denise Fraga, Diogo Vilela, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch, Fernanda Torres, Miguel Magno, Cláudia Raia, Patrycia Travassos, Evandro Mesquita, Totia Meireles.

Agora, sublinha Monique, não é muito diferente. "São atores-criadores que se uniram para a produção de um novo humor, como foi o caso da série 'Cilada', que ficou no ar durante seis temporadas, do filme 'Muita calma nessa hora', ou do programa 'Junto e Misturado'", ela situa. Hamilton classifica a nova montagem de "corajosa": "Quem viu lá atrás pode querer comparar, e isso é um perigo. Mas a nova versão não se amedronta, é o que se percebe nos textos que recebemos e na vitalidade que está sendo mostrada por cada intérprete”.

Retornar ao 5 X Comédia era um desejo antigo que só ganhou corpo quando Monique se aproximou de Bruno Mazzeo por intermédio de Augusto Casé, que produz os filmes de ambos. Se em 1993 a peça foi concebida por Sylvia Gardenberg, irmã de Monique, a partir de um encontro com Pedro Cardoso, Bruno foi o catalisador da nova montagem. “Vi nele, esse cara multitalentoso que eu admirava de longe, o parceiro que precisava para me ajudar a trazer a peça de volta, assim como o Pedro ajudou a Sylvinha a escalar autores, atores, diretores”, diz a diretora. “Isso aqui é, também, uma homenagem a ela”.

Bruno fala da alegria que é participar de um projeto que sempre teve como referência: “O 5 X Comédia foi montado por pessoas que fizeram a minha cabeça desde sempre. Quando Monique ligou eu topei mesmo sem saber o que era, porque trabalhar com ela já era desejo antigo. Quando soube o que era, meus olhos brilharam. Dividir o palco com amigos queridos e parceiros de outros carnavais, trazendo de volta um espetáculo que marcou uma geração, e poder mostrá-lo para as novas gerações é um dos pontos mais charmosos da minha carreira até agora”.

Debora Lamm, que se lembra de sair de uma sessão de 5 X Comédia no Canecão com as bochechas doendo de tanto rir, ressalta que a união entre os atores faz a força nesta nova versão, assim como no passado. “Nós também somos uma turma, já trabalhamos juntos diversas vezes e temos uma afinidade, que é justamente o que faz com que continuemos trabalhando juntos”, avalia.

Gregorio Duvivier não tinha idade para assistir às primeiras encarnações do espetáculo, mas lembra de detalhes – a professora de inglês de Débora Bloch, o fumante de Miguel Magno – contados na época pelos pais. Escrito especialmente para Lucio Mauro Filho, seu esquete se constrói em torno de um sujeito às voltas com as próprias obsessões enquanto recebe amigos de sua mulher para uma orgia. "Queria falar da dificuldade de libertar seu amor para viver outros amores. Existe algum amor livre ou só existe amor livre? Queria falar dessa contradição: às vezes, abrir a relação parece impossível, mas não abrir também parece. Longe de ter uma resposta para essa angústia, a cena trata da comicidade desse impasse", resume o autor.

Unidos esteticamente pelo cenário de Daniela Thomas e Camila Schmidt, pela luz de Maneco Quinderé e pelo figurino de Cassio Brasil, os cinco quadros também dialogam no que trazem de mais atual. Temas e citações se repetem aqui e ali: o novo feminismo, a intolerância que borra os limites entre civilidade e barbárie, o desenho animado “Peppa Pig”, as corruptelas da vez – caso do ubíquo “miga”: “Miga, cê tá bem?”, pergunta a Branca de Neve do esquete de Julia Spadaccini ao encontrar Alice deprimida na cama. 

Hamilton louva o fato de o espetáculo captar, ao mesmo tempo, um novo momento e uma nova maneira de produzir o riso – “Um riso com conteúdo, graça, que tenha o espírito de um povo, de uma idade” –, embora confesse que às vezes se perde entre uma ou outra referência mais recente. Para Monique, “é uma turma que busca alternativas, novos canais para existir, e é nesse encontro mais livre que surgem ideias surpreendentes, que apontam para um humor irreverente, antenado”.

Elenco

Bruno Mazzeo

Bruno Mazzeo é ator, humorista e roteirista. Estreou na televisão em 1991, como redator do programa A Escolinha do Professor Raimundo. Nos anos seguintes, escreveu para atrações da Globo, como Sai de Baixo, A Diarista e Junto & Misturado. Como ator, divide seus trabalhos entre o cinema, a televisão e o teatro. Atuou recentemente na novela A Regra do Jogo e na peça Sexo, Drogas e Rock’n'Roll. Estrelou e escreveu ainda os longas Muita calma nessa hora 1 e 2 e Cilada.com, originado pela série Cilada, que teve seis temporadas no Multishow, além de E ai, comeu?.  Atualmente, está no ar na segunda temporada da nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, no canal Viva.

Débora Lamm

Cria da escola de teatro O Tablado, com mais de quarenta peças no currículo, onze indicações a prêmios de teatro e quatro troféus de melhor atriz, Debora também é integrante e fundadora da Cia OmondÉ. No cinema, esteve no elenco de Muita Calma Nessa Hora l e ll, no premiado Seja o Que Deus Quiser, 1972, Um Homem Só, entre outros. Na TV atuou em novelas como Celebridade, Um Anjo Caiu do Céu, Sabor da Paixão, Geração Brasil e diversas séries como Cilada, Junto & Misturado, Avassaladoras, A Grande Família e Louco por Elas. Atualmente, está no ar no sucesso Zorra, da TV Globo. Em 2017, comemora 20 anos de carreira.

Luis Miranda

Ator, autor e bailarino formado pela Escola de Arte Dramática da USP, atuou em mais de 20 espetáculos, esteve na tela do cinema em longas memoráveis como Bicho de Sete Cabeças, Carandiru e Quincas Berro D'Água.  Na TV, fez parte do elenco de Sob Nova Direção, A Grande Família, Junto e Misturado, entre outros programas.   Convidado para participar da novela Geração Brasil, atualmente integra o elenco de Mister Brau e Zorra, na Rede Globo de Televisão. 

Lúcio Mauro Filho 

Além de integrar o elenco de A Grande Família, um dos grandes sucessos da TV Globo, que ficou no ar de 2001 a 2014, o ator participou de diversas atrações da emissora, como Zorra Total, Sexo Frágil e Nova Escolinha do Professor Raimundo.  No teatro, participou de grandes sucessos como Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes, O Mágico de Oz, de Moeller e Botelho, além de produzir, dirigir e atuar na peça Lucio 80-30, ao lado do pai, o ator Lucio Mauro. Em 2012, recebeu o Prêmio Zilka Sallaberry de melhor diretor pelo espetáculo Uma Peça Como Eu Gosto. No cinema, esteve em filmes como O Coronel e o Lobisomem, Vai Que Dá Certo 1 e 2, Entrando numa Roubada e Elis, no papel de Miéle, que estreou em novembro de 2016.

Marcelo Médici

Formado pelo teatro escola Célia Helena, fez mais de 30 espetáculos teatrais, entre eles Terça Insana, o Mistério de Irma Vap, e os musicais Sweet Charity, Rocky Horror Show e Se Meu Apartamento Falasse, além de estar em cartaz há 14 anos com a comédia solo Cada Um Com Seus Pobrema. Na TV, participou das novelas Belíssima, Passione e Joia Rara, dos humorísticos A Praça é Nossa e Junto & Misturado, e atualmente está no ar em Vai Que Cola.

Ficha Técnica

Direção: Hamilton Vaz Pereira e Monique Gardenberg

Cenário: Daniela Thomas e Camila Schmidt

Imagens do Cenário e Projeto Gráfico: Radiográfica

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurino: Cássio Brasil

Fotos: André Gardenberg

Vídeos: Dado Marietti

Assistente de Direção: Mila Portella e Sergio Maciel

Direção de Palco: Ney Silveira

Operador de Luz: Vladimir Freire

Operadora de Som: Joana Guimarães

VJ: Bruno Grieco

Contra Regra: Gabriel Max Serqueira

Caracterização: Sonia Penna

Produção de Figurino: Patricia Sato e Sonja Gradel

Assessoria de Imprensa: Vanessa Cardoso / Factoria Comunicação

Texto Programa: Isabel De Luca

Gerência Comercial: Adriana Vieira e Stefania Dzwigalska

Financeiro: Érica Maia, Marco Aurélio Serqueira, e Monica Lima

Motoristas: João Batista Oliveira e José Luis

Produção Teatro: Selene Marinho

Direção de Produção: Clarice Philigret

Diretores Executivos: Carlos Martins e Jeffrey Neale

Idealização: Dueto

Realização: Nós3