O projeto Estação Juventude da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas, emitiu de janeiro a julho de 2018, 780 carteiras de Identidade Jovem (ID Jovem), sendo expedidas 175 na primeira semana deste mês. O documento é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Segundo o gerente de Política de Juventude na Fundação, Higor Oliveira, a ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto pelo Governo Federal.
Olíver explicou que com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como para o transporte interestadual de passageiros, ônibus, trem e embarcação. “São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros”, disse.
Explicou ainda que depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, com reserva de assentos para os jovens válida até três horas antes da partida do transporte.
O coordenador do projeto Estação Juventude, Jefércio Sousa, ressaltou que no período de férias a adesão ao programa aumentou significativamente, principalmente devido uma mobilização de divulgação do programa no Centro de Referências de Juventude (Estação Juventude). “Temos o cuidado de informar todos os jovens inscritos em qualquer curso ou oficina do projeto Estação Juventude sobre mais esse direito”, declarou Sousa.
Condições
Para ter direito a ID Jovem é necessário ter entre 15 e 29 anos. Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos 24 meses e a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
Para incluir ou atualizar seus dados ou emitir a Carteira ID Jovem, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo à sua residência ou Fundação da Juventude, situada na Rua 01, Qd 08, Lt 27, setor Santa Bárbara, com Número de Inscrição Social (NIS), e-mail, CPF, RG e comprovante de residência.
Caso o jovem não possua o NIS que é gerado a partir do cadastro no CadÚnico, basta procurar o Cras mais próximo da sua localidade para emissão do mesmo.