Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Documento é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos

Documento é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Documento é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos Documento é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos

O projeto Estação Juventude da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas, emitiu de janeiro a julho de 2018, 780 carteiras de Identidade Jovem (ID Jovem), sendo expedidas 175 na primeira semana deste mês. O documento é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Segundo o gerente de Política de Juventude na Fundação, Higor Oliveira, a ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto pelo Governo Federal.

Olíver explicou que com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como para o transporte interestadual de passageiros​​, ônibus, trem e embarcação. “São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​”, disse.

Explicou ainda que depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, com reserva de assentos para os jovens válida até três horas antes da partida do transporte.

O coordenador do projeto Estação Juventude, Jefércio Sousa, ressaltou que no período de férias a adesão ao programa aumentou significativamente, principalmente devido uma mobilização de divulgação do programa no Centro de Referências de Juventude (Estação Juventude). “Temos o cuidado de informar todos os jovens inscritos em qualquer curso ou oficina do projeto Estação Juventude sobre mais esse direito”, declarou Sousa.

Condições

Para ter direito a ID Jovem é necessário ter entre 15 e 29 anos. Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos 24 meses e a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.

Para incluir ou atualizar seus dados ou emitir a Carteira ID Jovem, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo à sua residência ou Fundação da Juventude, situada na Rua 01, Qd 08, Lt 27, setor Santa Bárbara, com Número de Inscrição Social (NIS), e-mail, CPF, RG e comprovante de residência.

Caso o jovem não possua o NIS que é gerado a partir do cadastro no CadÚnico, basta procurar o Cras mais próximo da sua localidade para emissão do mesmo.