Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Os comerciantes palmenses chegaram ao meio do ano com o sentimento de satisfação com a economia em queda. Em julho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu pela terceira vez consecutiva ficando em 114,6 pontos, o que representa um recuo de 4,8%.

A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins, analisa a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo. “Esse resultado significa que, apesar de ainda estar na zona de satisfação (acima de 100 pontos), o índice está regredindo, revelando um sentimento mais pessimista dos comerciantes”, explicou a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Entre os itens analisados, três se destacam pela variação negativa: o que verifica qual a satisfação do empresário em relação às condições atuais da economia, que caiu 8,4%; o que analisa a expectativa sobre a economia brasileira, com recuo de 6,6%; e o que mede o nível de investimento das empresas, que decresceu 5,3%.

Resultados Positivos

Apesar das variações mensais negativas, os itens que tratam das expectativas em relação ao ano passado continuam trazendo boas avaliações: 83,2% dos respondentes acreditam que a perspectiva para o setor do comércio melhorou e 90,3% avaliam que a expectativa para suas empresas está mais satisfatória.

Outro destaque positivo é a variação anual do índice geral. A ICEC apresentou um crescimento de 11,26%, se compararmos o resultado deste mês (114,6 pontos) com o de julho do ano passado (103 pontos).