Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação GMP Após a captura, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Naturatins Após a captura, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Naturatins

A Guarda Metropolitana Ambiental foi acionada na tarde dessa quarta-feira, 25, por um morador de uma chácara na zona urbana de Palmas/TO para fazer a captura de um lobo-guará. Após a captura, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Naturatins, onde será avaliado. Se for constatado que não está ferido ou debilitado será devolvido à natureza.

O gerente de Fiscalização Ambiental, Subinspetor Carlos Lima, faz um alerta para os cuidados com o comportamento dos animais silvestres. Segundo ele quando o bicho está em situação de estresse pode ser perigoso e pode atacar pessoas, portanto quando qualquer pessoa encontrar algum animal silvestre em perímetro urbano deverá entrar em contato com a Guarda Ambiental, por meio do Siop pelo telefone 190.

O Lobo-guará é uma das espécies em risco de extinção. Estima-se que há somente 20 mil animais no Brasil.