Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

Membros do Fórum Estadual de Educação (FEE) reuniram-se nesta quinta-feira, 2, na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para planejar a Etapa Estadual da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae).

A etapa em âmbito estadual ocorre após as Conferências municipais/intermunicipais, que aconteceram no primeiro semestre deste ano. O encontro objetiva discutir o Documento-Referência (http://www.educacao-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/201805/22153135-documento-referencia.pdf), garantindo o debate democrático com a participação dos segmentos sociais.

Joana dos Reis Neres, coordenadora do FEE, destacou que o encontro estadual é um espaço para debater as propostas voltadas para a educação, com foco na melhoria e padronização do ensino e aprendizagem. “Estamos mobilizando os profissionais da educação e sociedade civil para contribuir com este momento tão importante”. Nesta etapa serão disponibilizadas 300 vagas para a participação do público.

Inscrições

Prevista para os dias 13, 14 e 15 de agosto, a Conferência Estadual é uma etapa obrigatória da Conae 2018 e acontecerá em Palmas, com a participação de 158 delegados sendo 137 representantes dos municípios tocantinenses e 21 de segmentos públicos e privado.

Além dos delegados, escolhidos nas etapas municipais, os interessados em participar das discussões que acontecerão na Etapa Estadual podem inscrever-se até o dia 6 de agosto, pelo e-mail feetocantins@gmail.com ou pelos telefones.

Celestina de Souza, representante da Gerência de Apoio aos Municípios (GAM), destacou que nesta etapa serão escolhidos seis delegados titulares que representarão o Tocantins na Etapa Nacional em Brasília. “No encontro serão discutidos oito eixos voltados para educação. Na abertura do evento será realizada uma mesa-redonda com profissionais que abordam diferentes perspectivas sobre a área educacional, como o presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, professor Francisco Carbonari; a professora da UFT, doutora em Educação, Rosilene Lagares e a presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Ester Carvalho”, destacou.

Conae 2018

A 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2018) acontecerá em Brasília dos dias 21 a 24 de novembro e é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação (FNE), nos termos do artigo 6º. da Lei 13.005/2014.