Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque Santiago usou as redes sociais para convocar professores da educação básica a rejeitarem o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pedir a revogação da Lei 13.415, que trata da Reforma do Ensino Médio. A mobilização aconteceu através de diversas mensagens postadas nas redes sociais do sindicato nesta quinta-feira, dia 2. 

Em um dos vídeos veiculados, José Roque afirma que a BNCC é privatista e demissionária de professores, e que a Lei da Reforma trata-se do desmonte do ensino médio, resumindo as disciplinas básicas obrigatórias a matemática e português.

O dia 2 de agosto foi instituído pelo MEC como o dia “D” de mobilização da BNCC em todo o país. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Governo Federal, através do MEC anunciou dia 23 de julho, em pleno recesso escolar, que no dia 2 de agosto, o documento da BNCC deveria ser analisado pelos profissionais nas escolas.

Para o presidente da CNTE, Heleno Araújo, a BNCC representa sérios danos a Educação pública. Segundo Heleno é impossível que em 4 horas se faça leitura de mais de 150 páginas do documento da BNCC, discuta, analise e responda quatro formulários, como foi estabelecido pelo MEC.

A CNTE dispõe de documentos que comprovam o desmonte da educação pública com a aprovação da BNCC e está encaminhando carta aos professores/as em todo o país orientando sobre os prejuízos aos profissionais da Educação. A CNTE também está enviando carta modelo às escolas para que estas sejam assinadas e encaminhadas ao MEC, com cópia ao Conselho Nacional de Educação (CNE) rejeitando a proposta da BNCC e pedindo a revogação da Lei 13.415.

Também um panfleto está sendo divulgado esclarecendo os prejuízos para a profissão, para os profissionais e para a Educação básica. O Sintet irá intensificar a mobilização nas escolas em todo o Tocantins.   

Os documentos e cartas podem ser acessados no site da CNTE, através do endereço www.cnte.org.br