Educação

O Unicef, em parceria com o Instituto Peabiru e o Governo do Pará, promove o 2º Encontro de Capacitação, entre os dias 7 e 8 de agosto, em Palmas/TO, para os municípios que fazem parte do polo 1. No Tocantins, 87 municípios aderiram ao Selo Unicef em 2017 e estão realizando várias atividades voltadas para promoção, garantia e realização dos direitos de crianças e adolescentes desde então.

No estado, os municípios são divididos em dois polos. O próximo será em Araguaína, nos dias 9 e 10 de agosto. A formação é voltada ao (à) articulador (a) municipal do Selo, ao (à) mobilizador (a) de adolescente do Selo Unicef e ao (à) adolescente componente do JUVA/NUCA. Entre os assuntos abordados estão “Água e Saneamento - produzindo impactos reais e positivos na vida de Crianças e Adolescentes”, nutrição, mobilização dos adolescentes, vacinação e Plataforma Crescendo Juntos.

A promoção do protagonismo dos adolescentes será o grande destaque nesta próxima capacitação, onde meninos e meninas vão poder conhecer as propostas metodológicas especificas para eles, fazendo sugestões sobre como o trabalho pode ser conduzido com o público juvenil nos municípios.

Etapas Cumpridas

As atividades do Selo Unicef iniciaram com o 1º Encontro de Capacitação, realizado entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018. Após a preparação, os municípios assumiram o desafio de promover o 1º Fórum Comunitário, momento de escuta qualificada da população que, junto com o diagnóstico da situação da infância e adolescência, o município prepara o Plano de Ação.

Ainda como parte das atividades do Selo, os municípios devem criar a Comissão Intersetorial, encarregada de liderar todas as ações, em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), articulado com o mobilizador de adolescente e criar o Núcleo de Cidadania do Adolescente. Este Núcleo visa engajar adolescentes do município para discussão de seus direitos e apoiar, entre outros, a mobilização da campanha “Fora da Escola Não Pode!”, ação que deve ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em articulação com Assistência Social e Saúde.

Selo Unicef

O projeto Selo Unicef é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em conjunto com os nove governos estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.

Por: Redação

Tags: Instituto Peabiru, Unicef