Estado

Foto: Juliana Carneiro Criação do comitê estadual e a realização de capacitações foram os principais assuntos do encontro Criação do comitê estadual e a realização de capacitações foram os principais assuntos do encontro

Com a finalidade de fortalecer as ações do Selo Unicef Município Aprovado no Tocantins, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, reuniu-se nesta última sexta-feira, 10, em Araguaína com o oficial de educação do Unicef, Ângelo Damas e o representante do Instituto Peabiru, Edgar Barra. A criação de um comitê estadual e a realização de capacitações foram os principais assuntos da pauta.

Ao propor a criação do comitê estadual Adriana, que é a Articuladora Estadual do Selo destacou que o objetivo principal do comitê é formar uma equipe que envolva educadores que atuam nas três pastas que apoiam o Selo no Tocantins: Educação; Saúde; e Assistência Social.

"O comitê é uma forma de estreitar a relação entre as secretarias e os municípios para fortalecer o Selo. Propusemos também a realização de uma agenda de capacitações. A intenção do Selo é sistematizar o que o município já faz nessas áreas e incluir novas ações e mecanismos de valorização que aumentem o alcance do projeto. No Tocantins, apoiar o Selo Unicef é uma Política de Estado", frisou Adriana.

O oficial do Unicef enfatizou a relevância do apoio estatal ao projeto. "É exatamente essa cooperação que esperávamos: Estado e Unicef trabalhando juntos com ações articuladas em favor das ações que o Selo desenvolve", frisou Ângelo Damas.

Ciclo de Capacitação

A equipe está no Tocantins para realizar o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado, em Palmas e Araguaína. Em todo o Estado, 87 municípios aderiram 3ª edição do projeto realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que visa estimular a implementação de políticas públicas para a redução das desigualdades, garantindo os direitos das crianças e dos adolescentes.

Em 2020, quando finaliza o ciclo do Selo, as cidades que conseguirem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes receberão o Selo Unicef Município Aprovado.

O Selo Unicef

O projeto Selo Unicef é realizado em conjunto com os nove Governos Estaduais e o Instituto Peabiru. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.