Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O inquérito civil público foi instaurado pelo MPE por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína nessa segunda-feira

O inquérito civil público foi instaurado pelo MPE por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína nessa segunda-feira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O inquérito civil público foi instaurado pelo MPE por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína nessa segunda-feira O inquérito civil público foi instaurado pelo MPE por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína nessa segunda-feira

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, instaurou nessa segunda-feira, 6, inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na execução das obras de reforma na infraestrutura do Aeroporto de Araguaína, iniciadas desde 2011. As obras, até hoje inacabadas, contam com um total de R$ 49 mil em recursos liberados Governo Federal. Além de solicitar informações ao Município de Araguaína, o MPE oficiou as empresas aéreas sobre seu interesse em operar no município.

O MPE justifica que as obras não finalizadas e a má conservação da infraestrutura podem ser os motivos da pouca oferta de voos no aeroporto, que atualmente dispõe de apenas uma concessão de transporte aéreo, situação que pode configurar ato de improbidade administrativa. “Seremos vigilantes quanto à execução da obra e a utilização dos R$ 49 milhões”, declarou o promotor de justiça Paulo Alexandre de Siqueira.

Diante das possíveis irregularidades, o promotor de justiça Paulo Alexandre de Siqueira solicitou ao Município cópia dos processos licitatórios e de concessões relativas ao transporte aéreo no referido aeroporto, cópia do termo de cooperação técnica firmado entre o Município de Araguaína e a empresa atualmente responsável pela administração do referido aeroporto, especificando valores e tempo de concessão, cópias de licença prévia, de instalação e de operação para obras e informações sobre os tipos de aeronaves que poderão utilizar o aeroporto após a conclusão das obras, especificando o que será alterado na infraestrutura para atender às normas da ANAC.

Também foram encaminhados ofícios às companhias aéreas e à Associação Brasileira das Empresas Aéreas informando sobre a investigação e solicitando informações sobre interesse comercial em operar na cidade e quais instrumentos de melhoria serão necessários para que isto ocorra.

Ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil caberá a realização de perícia técnica nas obras, no que se refere a ajustes de faixas de grandes aeronaves, área de segurança, recuperação de pavimentos, reforma e ampliação do terminal de passageiros, reforma de seção contra incêndio, auxiliar e navegação aérea.