Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Dados são coletados por equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Dados são coletados por equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Dados são coletados por equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Dados são coletados por equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza até sexta-feira, 10, a terceira etapa do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua) de 2018. A equipe do órgão fará coleta de dados em oito pontos que possuem os equipamentos que monitoram o nível e a vazão dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

Serão coletados dados como: oxigênio dissolvido, condutividade específica, PH, turbidez, temperatura do ar e da água e a profundidade da coleta. As informações são disponibilizadas pela Semarh e podem ser acessadas pelo link: http://bit.ly/Qualiágua.

A cada etapa executada, o  Sistema de Gestão de Alto Nível da Semarh consegue aumentar o banco de dados estadual e assim garantir maior segurança na tomada de decisões em relação à gestão hídrica da Bacia do Rio Formoso. Até o final do ano, a equipe técnica vai percorrer todas as regiões do Estado para atingir as 19 bacias hidrográficas.

Qualiágua

O Programa Qualiágua é uma parceria entre a Semarh e a Agência Nacional de Águas (ANA). O Contrato nº 058/2016/ANA, no valor de R$ 1.166.000, prevê o cumprimento de 156 metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água no prazo de vigência do contrato, que é de cinco anos no total.

Com adesão voluntária, o Qualiágua parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.