Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ataídes, que prestigia todo ano a Festa do Bonfim, disse ter ficado tocado pela devoção dos romeiros

Ataídes, que prestigia todo ano a Festa do Bonfim, disse ter ficado tocado pela devoção dos romeiros Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ataídes, que prestigia todo ano a Festa do Bonfim, disse ter ficado tocado pela devoção dos romeiros Ataídes, que prestigia todo ano a Festa do Bonfim, disse ter ficado tocado pela devoção dos romeiros

O senador Ataídes Oliveira declarou nesta quarta-feira, 15, enquanto participava da missa campal no Povoado de Bonfim, em Natividade que, “Foi uma manhã de muita fé e emoção. A Romaria do Bonfim é uma festa maravilhosa, que celebra o melhor de nossa tradição, renova nossas energias e nosso espírito cristão”.

Ataídes Oliveira estava acompanhado de seus companheiros de chapa, o ex-prefeito Carlos Amastha, candidato a governador, o empresário Oswaldo Stival, candidato a vice e o senador Vicentinho, também candidato à reeleição.

Ataídes, que prestigia todo ano a Festa do Bonfim, disse ter ficado tocado pela devoção dos romeiros que foram pedir e agradecer bênçãos. “São mais de 50 mil pessoas, é impressionante. E muitas delas enfrentam dias de caminhada, numa demonstração de fé sem igual”, comentou.

O tucano destacou um dos trechos do sermão de Dom  Romualdo Matias Kujawski, bispo da Diocese de Porto Nacional. Ele perguntou aos fiéis como ser profeta do Deus verdadeiro num mundo que se afasta dele. “Essa é uma reflexão que todos nós temos que fazer, como político, entendo que minha missão é servir ao nosso povo”, ponderou.

Contribuição

Ao final da celebração, que também homenageou os dez anos de episcopado de Dom Romualdo, o reitor do Santuário, Padre Leomar Sousa, fez uma queixa: faltou apoio dos políticos este ano para a Festa do Bonfim. Ele fez questão de registrar, no entanto, uma exceção. Dos 24 deputados estaduais, oito federais e três senadores, o único a contribuir financeiramente para a realização da romaria foi o senador Ataídes Oliveira, aplaudido pelos fiéis.

Foi o presidente estadual do PSDB que construiu em 2016, com recursos próprios, o portal da Festa do Senhor do Bonfim, assim como o altar onde é celebrada a missa campal. Além do altar, a obra inclui dependências completas para os religiosos, como quartos com ar-condicionado, banheiro, confessionário e sala de espera.

“É uma alegria enorme contribuir para melhorar a estrutura da celebração e ajudar a promover uma tradição tão importante para o nosso povo e o nosso Estado”, explicou Ataídes, após a celebração. Entre cumprimentos e fotos com devotos e lideranças comunitárias que lhe prestavam apoio, o senador também ressaltou a importância do evento para alavancar o turismo e o comércio na região, contribuindo para o desenvolvimento da economia tocantinense.

Antes de deixar o povoado, Ataídes, Amastha, Stival e Vicentinho almoçaram na casa do ex-prefeito Joaquim do Porto, uma das maiores lideranças locais. Os tucanos Eduardo Fortes, que disputa uma vaga para deputado federal, e Gustavo Torquato, candidato a deputado estadual, também estavam presentes.