Educação

Foto: Elias Oliveira Em 2015 Mauricio de Sousa se apresentou para auditório lotado de fãs durante o Salão do Livro Em 2015 Mauricio de Sousa se apresentou para auditório lotado de fãs durante o Salão do Livro

Os fãs do cartunista Mauricio de Sousa terão mais tempo para se inscreverem para a palestra com o criador da Turma da Mônica, que acontece na próxima sexta-feira, 24, em Palmas. Agora, os estudantes da educação básica terão até às 12h de quarta-feira, 22, para manifestar o interesse em participar do evento que celebra o Dia do Estudante.

Para se inscrever, os alunos de escolas estaduais, municipais e particulares do Tocantins devem acessar o site da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) e enviar um vídeo de até 20 segundos respondendo à pergunta: “Por que meu futuro está na minha escola?”. Após enviar o vídeo, o aluno irá preencher um formulário simples, com dados pessoais e da escola onde estuda. O evento tem um público estimado de mil pessoas.

A confirmação da inscrição será feita por e-mail, pela Seduc, e a retirada das pulseiras que darão acesso ao evento ocorrerão na sede da Secretaria, em Palmas, na Praça dos Girassóis, na quinta-feira, 23 (das 14 às 19 horas) e na sexta-feira, 24, (das 8h às 14 horas). 

A palestra e sessão de autógrafos com Maurício de Sousa serão no dia 24 de agosto, a partir das 19h, na Escola Estadual Elizangela Glória Cardoso, em Palmas. Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental terão direito a um acompanhante. Algumas escolas já estão se organizando em caravanas para garantir a participação dos alunos interessados.

Trajetória

Mauricio de Sousa iniciou a sua grande carreira como criador de histórias em quadrinhos em 1959, quando o sua tirinha protagonizada pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha foi publicada em um jornal. De lá para cá, tornou-se o maior cartunista brasileiro. Suas publicações estão em cerca de 50 países, com 1 bilhão de revistas publicadas, além de livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, livros em braile, CDs e livros tridimensionais.

Além da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa também é o criador da turma do Chico Bento, a turma do Bidu, da Tina, do Pelezinho e do Piteco, dentre vários outros personagens.