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Educação

Foto: Freepik/@awpixel.com

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Entrar na faculdade é um marco. É quando se inicia uma das fases mais intensas e formadoras da vida adulta. Mas, em meio a provas, estágios e trabalhos, muitos estudantes deixam passar oportunidades valiosas que não estão escritas no plano de ensino e que fazem toda a diferença lá na frente.

Para marcar o Dia do Estudante, neste 11 de agosto, a professora Clara Fragoso, do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, apoiando-se na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Documento "Educação: um tesouro a descobrir", da Unesco, lista cinco atitudes que podem mudar o rumo da trajetória universitária e auxiliar a pessoa na sua trajetória profissional e tornar a mesma mais consciente do seu papel no mundo.

1. Desenvolva o pensamento crítico e a autonomia. A faculdade é o ambiente ideal para exercitar a escuta ativa, a argumentação e o pensamento crítico. O documento "Educação: um tesouro a descobrir", da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco, destaca a necessidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. "A universidade é a oportunidade de colocar esses pilares em prática e desenvolver sua capacidade argumentativa" diz Clara.

Aqui, o estudante trabalha diretamente a competência geral da BNCC. “Aqui é essencial para incentivar o exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. Ter a autonomia para questionar e buscar suas próprias respostas é um diferencial que será essencial em qualquer carreira e na vida”, explica.

2. Construa relações e colabore com o coletivo. Engana-se quem pensa que o professor está ali apenas para avaliar. Os docentes podem ser mentores, pontes com o mercado e referências para oportunidades futuras. "Conversar, tirar dúvidas e manter uma boa relação com o corpo docente abre muitas portas" aconselha. Essa interação com o professor, com os colegas e com a comunidade acadêmica desenvolve o pilar do relatório da Unesco aprender a conviver, pois permite que o estudante se conheça e conheça o outro, valorizando a diversidade e os direitos humanos.

Na BNCC, essa atitude está diretamente ligada à competência geral de comunicação e cultura digital. “É fundamental aprender a utilizar diferentes linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como diferentes mídias, para se expressar e partilhar informações com o mundo do trabalho, e que possibilitem participar de forma crítica das diversas práticas sociais", explica.

3. Explore e seja protagonista da sua formação. Projetos de extensão, eventos, palestras, monitoria, iniciação científica, empresas juniores, tudo isso pode parecer "extra", mas ajuda a ampliar o repertório e descobrir novas paixões. "Você pode se surpreender com áreas que não imaginava gostar. A faculdade é o momento de explorar e buscar por experiências alinhadas ao pilar da Unesco aprender a fazer, capacitando o estudante para agir sobre o seu meio", afirma.

Isso se alinha às competências gerais da BNCC de Argumentação e Repertório Cultural. “Ao explorar essas atividades, o estudante exerce a sua capacidade de produção e recepção de diferentes linguagens e aprende a usufruir e interagir com as mais diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural", orienta.

4. Exercite a responsabilidade e o trabalho em equipe. Colegas de sala podem ser seus futuros parceiros de trabalho, sócios ou recrutadores. Participar de grupos, manter contato e colaborar em projetos pode render frutos lá na frente. "Não subestime o poder das conexões construídas no dia a dia. Construir redes de apoio e colaborar com seus pares é uma das chaves para o sucesso na vida pessoal e profissional", destaca Clara.

“Aqui, trabalhamos a competência geral da BNCC de Trabalho e Projeto de Vida, na qual o estudante deve compreender, valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade... de forma colaborativa e criativa para resolver problemas", ressalta.

5. Pratique o autoconhecimento e o autocuidado. Prazos apertados, inseguranças e pressão para ter sucesso podem desgastar. Ter equilíbrio emocional, buscar ajuda quando necessário e entender seus limites são práticas fundamentais. “Ninguém fala isso com clareza, mas autocuidado é parte da formação. Sem saúde emocional, não há sucesso sustentável”, completa a professora.

Essa é uma das competências gerais da BNCC mais importantes, autoconhecimento e autocuidado. “Ao praticar essas habilidades, o estudante conhece-se, aprecia-se e cuida de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas", afirma. Este pilar é essencial para o desenvolvimento do aprender a ser da UNESCO, pois estimula o estudante a cuidar de si mesmo em sua totalidade, respeitando suas individualidades e se colocando como ser integral e com responsabilidades com sua vida.

Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mais de 9 milhões de brasileiros estão matriculados em cursos de graduação. Mas terminar o curso não é o único objetivo, o diferencial está em como cada um vive essa jornada e nas escolhas feitas ao longo dela. “Estudar é mais do que tirar nota boa. É sobre amadurecer, formar opinião, construir propósitos e entender o seu lugar na sociedade. E isso ninguém te entrega pronto, você vai descobrindo com o tempo e experiência”, finaliza Clara.